Barra Cofina

Correio da Manhã

Notícias

Odemira recebe exposição itinerante "Bem-Vinda Sejas Amália"

Mostra revela "algumas das facetas" da fadista através de fotografias, esculturas e registos audiovisuais.
Lusa 25 de Agosto de 2020 às 19:00
Amália Rodrigues
Amália Rodrigues FOTO: Rui Costa
A exposição itinerante sobre a vida de Amália Rodrigues vai ser apresentada, entre 01 e 25 de setembro, no Brejão, refúgio da fadista no concelho de Odemira, distrito de Beja, numa iniciativa da Fundação Amália.

A exposição "Bem-vinda sejas Amália", criada no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, que contam com o patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revela "algumas das facetas" da fadista através de fotografias, esculturas e registos audiovisuais. A iniciativa, que tem como parceiros o município de Odemira e os apoios da Junta de Freguesia de São Teotónio e do Centro Cultural do Brejão, "assume-se como uma tournée de Amália por todo o país" e pretende "manter viva a memória desta artista que é um símbolo da cultura nacional, ao aproximar e levar Amália até às pessoas".

De acordo com a Câmara Municipal de Odemira, em comunicado, a exposição estará patente de 01 a 25 de setembro no Centro Sócio Cultural do Brejão, entre as 14.30 horas e 19.30 horas, exceto às quartas-feiras. "A localidade do Brejão tem uma forte ligação com a fadista, que aí passava grandes temporadas na sua casa de férias. Amália Rodrigues sempre manteve uma relação próxima com o concelho de Odemira, sendo muito acarinhada pela população" deste concelho do litoral alentejano.
Amália Amália Rodrigues fado fadista centenário centenário Amália
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)