Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
3

Annecy: ‘Veneza dos Alpes’ oferece uma experiência tranquila

Edifícios históricos são a alma da cidade velha. A oferta vai mais longe, com praias cobiçadas.
Patrícia Lima Leitão 8 de Maio de 2019 às 19:10
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy é conhecida por ser a ‘Veneza dos Alpes’. Ao visitar a cidade francesa percebe-se o porquê. As semelhanças vão desde o canal atravessado por pontes até às flores nas margens e ruas estreitas.

Há uma construção que salta à vista. O Palais de I’Isle é um pequeno forte do século XII, alicerçado sobre uma ilha natural no Canal Thiou. Foi uma prisão durante a Idade Média e Segunda Guerra Mundial e, atualmente, é um museu.

Os passeios, numa cidade com uma aura que oferece tranquilidade, podem ser desfrutados pelas ruas do centro histórico (cidade velha), repleta de edifícios de arquitetura medieval e restaurantes tradicionais, ou numa ida até às praias de Marquisats ou a de Annecy.

Castelo já foi casa de condes mas agora é museu a 470 metros
O Castelo de Annecy, nos Alpes Franceses, está situado no topo de uma colina com 470 metros. É atualmente propriedade da cidade, que o restaurou e transformou em museu.

Os primeiros registos datam de 10 de outubro de 1219, quando a família dos condes de Genebra escolheu ali viver. Um século depois, a 27 de abril de 1340, ficou totalmente destruído por um incêndio e foi reconstruído mais tarde. O museu reúne vasta informação sobre a história de Annecy e recebe exposições temporárias sobre várias temáticas.

Atividades náuticas e festival atraem milhares
O lago de Annecy Formou-se há cerca de 18 mil anos, durante o degelo dos grandes glaciares alpinos. É o segundo maior lago natural francês. Atrai muitos turistas devido à fama das atividades náuticas, como windsurf e mergulho, e pela rica biodiversidade.

Duzentos mil visitantes por ano acorrem à cidade - que fica a quatro dezenas de quilómetros de Genebra, na Suíça - para participar no Festival do Lago. Hora e meia de fogo de artifício é acompanhada por temas musicais, no primeiro sábado de agosto.

As atividades de bicicleta e skate também não são descartadas, até porque existe uma ciclovia com mais de 46 km para o efeito, junto ao lago transparente.

FICHA DE VIAGEM
Como ir
Os aeroportos mais perto de Annecy, com 50 mil habitantes, são o de Genebra, a 50 km, e o de Lyon, a 150 km. Depois, é possível chegar à cidade de autocarro ou, então, de comboio.

Onde ficar
Não é difícil encontrar um hotel com uma boa relação qualidade-preço. O Hotel Central, a cinco minutos da estação ferroviária, e o Alexandra Hotel são duas das opções, no centro histórico.

ONDE COMER E O QUE FAZER
‘La Tounette’

A montanha ‘La Tounette’ fica nos arredores da cidade. No topo, a 2357 metros de altitude, é possível ter uma vista sobre o lago.

Ponte dos Amores
‘Pont des Amours’ é uma ponte de ferro. Reza a lenda que os casais que se beijam sobre ela continuarão unidos para sempre.

Catedral São Pedro
A catedral católica românica de São Pedro foi construída no início do século XVI como capela de um convento franciscano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)