Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
1

Castelo de Alvito é pousada e escola real

É do final do séc. XV e funciona como albergue desde 1993.
Pedro Galego 13 de Julho de 2016 às 16:23
Pousada do Castelo do Alvito, no Alentejo
Pousada do Castelo do Alvito, no Alentejo FOTO: Hugo Rainho
A professora Maria da Paz Machado diz que se trata de uma aventura no castelo. Com mais três docentes da Escola Profissional de Alvito – uma das mais conceituadas da região no ramo hoteleiro – encontraram uma solução para devolver o espaço à população com um novo modelo de gestão.

Um protocolo entre a autarquia, a escola, e o Grupo Pestana (anterior gestor), com consentimento da Casa de Bragança que é proprietária do imóvel, tornou a Pousada de Alvito numa escola real e uma incubadora para os novos profissionais do ramo, sempre garantindo a excelência da oferta e a qualidade do serviço nos 20 quartos do alojamento, na cozinha ou no restaurante. A experiência começou há duas semanas e vai durar um ano. Se for autossustentável, o projeto tem continuidade.

O preço médio da estadia ronda os 70 euros com pequeno-almoço.

O castelo de Alvito foi construído entre 1494 e 1504, reinados de D. João II e D. Manuel. Desde 1993 que é uma pousada, mas foi encerrada. Agora, o espaço de uma das mais calmas vilas do Alentejo tem um sem fim de recantos a descobrir. O jardim e a piscina são os ex-líbris do local que ganha nova vida, tal como a vila, também pela atividade da própria pousada.
Pousada do Alvito escola Castelo de Alvito pousada Grupo Pestana Casa de Bragança Alentejo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)