Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
9

Viana de ouro na Senhora da Agonia

De 17 a 20 deste mês, Viana do Castelo recebe uma das maiores festas de Portugal.
Rogério Chambel 16 de Agosto de 2017 às 18:27
Viana de ouro na Senhora da Agonia
Viana de ouro na Senhora da Agonia FOTO: Eduardo Martins
Agosto é tempo de festas e romarias. É no Norte, em particular no Minho, que todos os anos a tradição ganha vida. E é na minhota Viana do Castelo que se realiza a rainha das romarias: a Senhora da Agonia, que sai à rua de 17 a 20 deste mês.

O ponto alto é o tradicional desfile da Mordomia, na sexta feira, dia 18, que reúne mais de 400 mulheres, com os mais belos trajes das freguesias de Viana do Castelo. Ao peito chegam a carregar dezenas de quilos de ouro, com peças seculares de família. Em Viana do Castelo diz-se que desfilam com ‘chieira’ (orgulho).

Do programa, destaque, também para as atuações de gigantones e cabeçudos, que no decurso da romaria mostram a sua arte (a iniciativa chega a juntar mais de 200 tocadores de bombos e duas dezenas de figuras na praça da República).

O Cortejo Histórico-Etnográfico (sábado, dia 19), bem como a visita obrigatória às ruas da Ribeira (noite de 19 para 20) para admirar os tapetes floridos, merecem também a preferência dos visitantes. São cerca de mil metros de ruas atapetadas na Ribeira de Viana.

Para embelezar as ruas são necessárias mais de 30 toneladas de sal colorido e o afinco de centenas de braços. Durante toda a noite as tasquinhas estão abertas, com concertinas e cantares ao desafio.

As festas culminam na célebre Procissão ao Mar, no dia 20. Do primeiro ao último dia há também muita música e cantares ao desafio. 

Mais de 120 eventos na Feira de S. Mateus
Viseu acolhe mais uma edição da Feira de S. Mateus. Durante 38 dias, o certame, que conta com 240 expositores, apresenta mais de 120 eventos, entre eles 36 concertos e outros espetáculos.

Diversões, gastronomia e muita animação compõem o programa. 

Alcochete em festa
Alcochete recebe, mais uma edição da tradicional e castiça Festa do Barrete Verde e das Salinas, onde se homenageia o campino, o forcado e o salineiro. Até dia 16 há muita animação nas ruas, com destaque para as esperas e largadas diárias de toiros.

No decurso dos festejos há muita música e o habitual cortejo equestre.
Ver comentários