Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
4

Nuremberga: cidade-museu renasceu depois da II grande guerra

Dos castelos medievais à arte urbana, a cidade bávara não esquece parte essencial da história do século XX.
José Eduardo Cação 30 de Abril de 2019 às 16:00
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Nuremberga
Reinventar é o verbo que melhor define a cidade de Nuremberga. Situada na região da Baviera, foi arrasada na II Guerra Mundial mas soube renascer e tornar-se numa das principais urbes alemãs.

Os traços medievais representados no castelo imperial e nas catedrais góticas expõem a antiguidade de Nuremberga. A arte moderna patente nas ruas e praças contrasta com a beleza do rio, que é atravessado na cidade por várias pontes.

Nuremberga foi a capital do espírito populista de Hitler, que ali mandou construir um centro de propaganda megalómano, que a cidade faz questão de lembrar através do centro de documentação nazi. Também foi ali que responsáveis do holocausto foram julgados e condenados.

Julgamento de responsáveis nazis pode ser revivido
Nuremberga e a alemanha nazi têm uma ligação histórica. Por um lado, a cidade foi o lugar escolhido para ser o palco do congresso anual do partido, o que levou a construções megalómanas, como um coliseu idealizado por Hitler, hoje ocupado pelo Centro de Documentação Nazi.

Por outro lado, foi aqui que decorreu um dos julgamentos mais famosos da História - a que a cidade deu nome - e que condenou responsáveis nazis pelos crimes cometidos contra as vítimas do holocausto.

No Memorium Nürnberger Prozesse é possível visitar a Sala 600, onde decorreu o julgamento, e um museu com documentação e imagens das audiências.

Aula de história em cada recanto ou nos museus da cidade
Desde a colina do castelo, passando pelas igrejas góticas e amplas praças e terminando em museus e arte urbana nas ruas, cada passo na cidade é um novo conhecimento cultural e histórico.

O castelo imperial contempla a cidade e recorda o passado de batalhas e dos senhores da Baviera. Descendo até à baixa temos uma ampla e bela praça (’hauptmarkt’), onde se realiza um dos mais famosos mercados de Natal do Mundo. Se pretender outro tipo de diversão pode optar por visitar o parque temático da Playmobil, ideal para os mais novos.

FICHA DE VIAGEM
Como ir
Se optar por voos mais baratos, a Ryanair efetua rotas a partir do Porto. Já a companhia germânica Lufthansa voa igualmente do Porto e de Lisboa, com escala em Frankfurt e Munique.

Onde ficar
Situado em antigos estábulos com 500 anos no centro da cidade, o Youth Hostel Nuremberg é um espaço barato e uma oportunidade única de dormir num lugar onde se viaja ao passado.

ONDE COMER E O QUE FAZER
Passado
O Handwerkerof é um vilarejo muralhado onde viviam os antigos artesãos da cidade e cujas casas pitorescas recordam o passado.

Direitos humanos
Nuremberga tornou-se um símbolo dos Direitos Humanos e tem um espaço que contém os artigos gravados em 27 colunas.

Salsichas
Alemanha é sinónimo de salsichas e em cada região há diferentes qualidades. As bratwürst de Nuremberga são pequenas e crocantes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)