Correio da Manhã

Gerês a correr
Por Mário Figueiredo | 00:24
  • Partilhe
200 km disputados em sete dias, mas há distâncias mais curtas para iniciantes.

O Peneda-Gerês Trail Adventure é um desafio proposto pelo campeão de Trail Carlos Sá. Os atletas vão cumprir 211 km pela serra, distribuídos por sete etapas. Há distâncias mais curtas e com menos dias (4) para os iniciantes.

'Mais do que uma corrida, uma aventura', é este o lema de uma competição que promete momentos de rara beleza, mas também levar todos os participantes ao extremo. A corrida começa no dia 12 deste mês em Ponte da Barca, com uma etapa noturna de 15 km. O desafio continua assim por mais seis dias. As etapas variam entre os 15 e os 50 km, mas no total serão percorridos 211 km.

Há um evento em paralelo para os iniciantes (starters). Só fazem quatro etapas em simultâneo com a corrida principal, mas com distâncias mais curtas. Variam entre os 7 e os 27 quilómetros. Assim, os acompanhantes dos atletas do maior evento também podem usufruir e iniciar-se na modalidade a pensar em desafios mais difíceis. Certo é que os atletas não vão encontrar facilidades. Quem não quiser correr por etapas pode associar-se ao evento numa corrida no oitavo dia, na prova solidária que tem 25 km.

O percurso é bonito, mas traiçoeiro. As paisagens deslumbrantes, mas enganadoras. E as condições climatéricas prometem fazer estragos e amplificar as dificuldades. Os atletas têm de levar consigo equipamento próprio e são responsáveis pelo seu comportamento e segurança. Têm de respeitar os trilhos e a Natureza. São punidos se deixarem à sua passagem lixo derivado dos abastecimentos.

Mas mais do que evento desportivo, o Peneda-Gerês Trail Adventure é também um momento de convívio entre os participantes, num ambiente de festa. A organização disponibiliza inscrições com as estadias e a alimentação incluídas. Um desafio para levar os atletas ao extremo, numa das serras mais bonitas. Uma aventura a não perder. Bons treinos!

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE