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Correio da Manhã

Boa Vida
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Pata de ganso, uma lesão comum a muitos atletas

Dor na junção dos três tendões: semitendinoso, grácil e sartório.
Mário Figueiredo 25 de Novembro de 2017 às 23:30
Dor aguda e dolorosa. manifesta-se a subir ou a descer as escadas
Dor aguda e dolorosa. manifesta-se a subir ou a descer as escadas FOTO: Li Zhongfei
A Tendinite pata de ganso é uma das lesões mais comuns nos atletas de longas distâncias. Trata-se de uma dor aguda e dolorosa na parte interior do joelho, mais precisamente na junção de três tendões: semitendinoso, o grácil e o sartório.

É um nome curioso, mas que retrata o conjunto dos três tendões que formam a figura parecida com a pata da ave e visam a estabilização do joelho. São eles que o mantêm mais firme e alinhado durante os movimentos. Os joelhos, tal como os calcanhares ou as ancas, estão sujeitos ao impacto constante e violento durante a corrida. Em cada passada, é preciso suportar três vezes o peso do corpo. Os joelhos, pela sua complexidade, ficam assim mais sujeitos a lesões. Os referidos tendões visam impedir que o joelho dobre ao contrário. Quando há uma falha neste mecanismo, a pata de ganso fica sobrecarregada, o que gera inflamação e dor.

Trata-se de uma dor aguda e dolorosa no interior do joelho. Não é uma dor constante e manifesta-se ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira ou cama. Nos casos mais graves pode haver um inchaço e pode ficar vermelho. E dói à apalpação.

As causas da pata de ganso podem ser o overtraining (excesso de treino quando é aumentando o número de sessões semanárias ou o volume de treino), andamento mais rápido nas descidas e um ou outro movimento contranatura. E qual é o tratamento? Simples, como na maioria dos casos é preciso fazer gelo, muito gelo.

Acompanhar com anti-inflamatórios. Esta lesão por vezes não é impeditiva de treinar, uma vez que após um ligeiro aquecimento passa a dor. Contudo, é importante o repouso, escolher um percurso plano num piso mole (relva) e ter muito cuidado com os alongamentos, não exagerar na força e no tempo de pressão, pois pode agravar ainda mais. Ajuda dormir com uma almofada entre os joelhos. Bons treinos!
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