Pata de ganso, uma lesão comum a muitos atletas

Dor na junção dos três tendões: semitendinoso, grácil e sartório.
Por Mário Figueiredo|25.11.17
Pata de ganso, uma lesão comum a muitos atletas
Dor aguda e dolorosa. manifesta-se a subir ou a descer as escadas Foto Li Zhongfei
A Tendinite pata de ganso é uma das lesões mais comuns nos atletas de longas distâncias. Trata-se de uma dor aguda e dolorosa na parte interior do joelho, mais precisamente na junção de três tendões: semitendinoso, o grácil e o sartório.

É um nome curioso, mas que retrata o conjunto dos três tendões que formam a figura parecida com a pata da ave e visam a estabilização do joelho. São eles que o mantêm mais firme e alinhado durante os movimentos. Os joelhos, tal como os calcanhares ou as ancas, estão sujeitos ao impacto constante e violento durante a corrida. Em cada passada, é preciso suportar três vezes o peso do corpo. Os joelhos, pela sua complexidade, ficam assim mais sujeitos a lesões. Os referidos tendões visam impedir que o joelho dobre ao contrário. Quando há uma falha neste mecanismo, a pata de ganso fica sobrecarregada, o que gera inflamação e dor.

Trata-se de uma dor aguda e dolorosa no interior do joelho. Não é uma dor constante e manifesta-se ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira ou cama. Nos casos mais graves pode haver um inchaço e pode ficar vermelho. E dói à apalpação.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!