Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
1

Portugal representado no ultra-trail Mont Blanc por 172 atletas

Prova de 171 km com o equivalente a subir da Covilhã à torre dez vezes.
Mário Figueiredo 31 de Agosto de 2017 às 11:30
Recorde é de 20h30 e o limite é de 46h30. Um desafio para campeões
Recorde é de 20h30 e o limite é de 46h30. Um desafio para campeões FOTO: AFP
O ultra-trail do Mont blanc é a corrida mais mediática do género em todo o Mundo. No dia 1 de setembro vão estar à partida 2900 atletas, sendo 172 deles portugueses. Carlos Sá é o mais experiente e quer chegar entre os 20 primeiros.

A corrida em torno do Mont Blanc – atravessa França, Itália e Suíça – é uma das mais apetecidas pelos atletas de trail. Não é fácil conseguir uma inscrição, pois é necessário amealhar pontos para garantir a presença, a taxa custa cerca de 250 euros mas é preciso não esquecer a estadia e viagens. O percurso é difícil e longo... 171 km. Além disso, tem um declive de 10 mil metros. "O desnível é o equivalente a subir da Covilhã à Torre, na serra da Estrela, dez vezes", exemplificou Carlos Sá, que soma um quarto lugar (2012) e um quinto (2011) nesta prova.

"Trata-se de uma corrida difícil, não só pelas dificuldades do percurso e distância, mas também pelos ritmos que são impostos. Há 70/80 atletas da elite mundial a lutarem pelo top 10", referiu à ‘Sexta’ o atleta, traçando como objetivos "um lugar entre os 20 primeiros".

O ultramaratonista português está a treinar nos Alpes e no último teste antes de atacar o Mont Blanc ganhou o Trail des Hauts Forts, uma prova de 51 km. "Estou a preparar-me bem e vou com ambição, mas também consciente das dificuldades que vou encontrar. O meu primeiro objetivo é terminar e depois tentar melhorar as 22h40, marca que é o meu recorde pessoal nesta prova", explicou.

O recorde da prova é de 20h30 e o tempo limite é de 46h30. Há pontos de referência que os atletas têm de cumprir para não serem desclassificados. O trail tem tido uma ascensão meteórica em Portugal, como comprovam os 172 atletas nacionais inscritos nesta difícil competição, considerada a Meca da modalidade. As inscrições para 2018 já estão abertas e são limitadas. Bons treinos!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)