Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
7

Prova de obstáculos em Loures

Uma alternativa para quando as corridas normais já não satisfazem.
Mário Figueiredo 8 de Junho de 2017 às 10:00
Competição vai decorrer no parque de Santa Iria da Azóia, em Loures
Competição vai decorrer no parque de Santa Iria da Azóia, em Loures FOTO: iStockPhoto
Quando as corridas normais já não o satisfazem, a solução passa pelas provas com obstáculos. O Urban Obstacle permite saciar essa procura, utilizando os parques urbanos e organizando eventos ao estilo militar. É o que vai acontecer no Parque Urbano de Santa Iria da Azóia, em Loures. A prova terá apenas 7 km e 20 obstáculos, de vários níveis de dificuldade. Quem procura corridas difíceis, esta é uma delas. A assinatura de um termo de responsabilidade permite ter a noção do que espera os concorrentes. É um evento para maiores de 18 anos e com menos de 70.

As questões de segurança obrigam a que todos os participantes tenham um seguro desportivo e a partida é feita em grupos (de 15 em 15 minutos), de forma a não surgirem os sempre desagradáveis engarrafamentos nos obstáculos. Todos os participantes serão cronometrados e a classificação final será feita com base nesse ‘contrarrelógio’.

A participação numa prova deste género obriga a uma preparação diferente, mais ao estilo militar. Os obstáculos são idênticos às pistas de combate. Daí que uma grande franja dos participantes tenha, ou já tenha tido, ligações às forças militarizadas. Vai ser preciso saltar, correr, escalar, nadar e rastejar para ultrapassar os desafios. Não faltam as paredes altas, túneis, subidas, água e lama. Tudo o que é necessário para levar o atleta ao limite e libertar grandes doses de adrenalina.

A preparação para este tipo de eventos deve ser cuidada e incluir este tipo de dificuldades - deve ser reforçada a força dos braços e pernas.

O equipamento também deve ser adequado e até podem ser usadas proteções nos cotovelos ou joelhos. As sapatilhas têm de ser com um elevado grau de aderência, pois as pistas são de terra batida e com muitas pedras.
Certo é que no final estará exausto e com a sensação de dever cumprido. Bons treinos e até dia 2 de julho (9h30).
Urban Obstacle prova obstáculos Loures corridas Santa Iria da Azóia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)