Substitutos tornam refeições mais saudáveis

Azeite, stevia, ervas aromáticas e especiarias são aliados na formação de hábitos alimentares mais saudáveis.
Por Cláudia Machado|31.05.18
De que a cozinha portuguesa é saborosa ninguém duvida. Portugueses e estrangeiros deliciam-se com os pratos típicos da nossa gastronomia, ganhando em boa medida o seu sabor graças aos excessos na confeção. Sal, açúcar e gorduras tendem a ser companheiros de todas as horas, prejudicando a saúde. Há, no entanto, substitutos que, entrando em campo, não fazem má figura e são mais saudáveis.

Mas vamos por partes. "Consumimos bastante mais gordura do que deveríamos. Está previsto na roda dos alimentos o consumo diário de 1 a 3 porções, o que equivale a cerca de 2% do nosso dia alimentar", alerta a nutricionista Rita Silva. Depois, "importa também saber diferenciar os tipos de gordura, pois a de origem animal é mais saturada, menos saudável e tem mais facilidade em ficar depositada nas nossas artérias". Deste modo, a nutricionista coloca o azeite no topo das alternativas mais saudáveis.

"É uma gordura estável, mesmo a altas temperaturas não altera a qualidade. É a melhor opção para cozinhar e temperar os alimentos."

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!