Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
2

Aquecimento é fundamental na prática de desporto

Conheça algumas dicas de "trabalhar para aquecer".
Mário Figueiredo 29 de Julho de 2016 às 16:26
É importante nos treinos e decisivo na competição
É importante nos treinos e decisivo na competição FOTO: Getty Images
O aquecimento é fundamental na prática desportiva. É normalmente ignorado pelos novos praticantes, mas o seu benefício é muito grande. Os atletas profissionais têm consciência dessa importância e dispensam, por exemplo, no caso da velocidade, duas a três horas.

No entanto, o aquecimento deve ser feito antes do início de cada treino mais intenso e é imprescindível na competição. É ele que coloca e prepara o corpo para a intensidade da atividade física que vai praticar. Pode demorar entre 15 a 40 minutos e pode ser composto por várias fases. No caso da corrida, por exemplo, pode correr-se durante 10/15 minutos, fazer alongamentos e uma ginástica ligeira e terminar com três a cinco retas (acelerações). Estes três passos permitem elevar a temperatura do corpo e a frequência cardíaca.

Os benefícios passam pela prevenção de lesões musculares e tendinites e numa melhoria substancial no resultado final do exercício. Se for uma competição de corrida verá que pode iniciar a prova com um ritmo bem superior ao habitual, pois o organismo já está preparado e avisado para o esforço que está prestes a realizar.

O aquecimento depende de cada um. Pode demorar mais ou menos tempo. Deve ser feito de fato de treino (para atingir mais rapidamente a temperatura) e pode ser mais longo quando está frio. Durante o aquecimento, o atleta deve aproveitar para hidratar-se. Tanto faz serno verão ou no inverno. Deve ingerirlíquidos em pequenas quantidades, mas muitas vezes (de forma a serem absorvidos mais rapidamente pelo organismo). O tempo dispensado no aquecimento deve servir também para uma preparação psicológica para a atividade e objetivo que se pretende atingir. Com o corpo pronto e a mente sã, os resultados só podem ser positivos. Tão importante como o aquecimento é o arrefecimento após o esforço físico, mas isso fica para outra altura. 
aquecimento lesões
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)