Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
6

Trail dos palácios

Unir Mafra a Sintra a caminhar ou a correr num percurso de 27 quilómetros.
Mário Figueiredo 22 de Fevereiro de 2017 às 09:00
Trajeto por trilhos antigos incluindo estradas de origem romana
Trajeto por trilhos antigos incluindo estradas de origem romana FOTO: Maria Marques
O trail dos palácios é um dos expoentes máximos do desporto e cultura. A prova, que se disputa no dia 26 de março, tem a extensão de 27 quilómetros e une o Palácio Nacional de Mafra ao Palácio Nacional de Sintra, dois dos monumentos mais emblemáticos.

Os 27 194 metros são distância única e podem ser disputados em corrida ou caminhada, mas têm o tempo máximo de realização de 6 horas. O evento começa no Convento de Mafra (Palácio Nacional), passando por Vila Velha, Valverde, Carvalhal, Odrinhas, entrando no Parque Natural de Sintra-Cascais por S. João das Lampas, Janas e Nafarros, terminando em frente do Palácio de Sintra. O percurso é feito por trilhos antigos, incluindo estradas de origem romana (80 por cento do caminho de terra batida e 20 por cento em alcatrão).

Este é um bom trail para iniciantes, pois pode ser feito a caminhar. A organização assegura cinco abastecimentos líquidos e sólidos, mas os participantes têm de utilizar equipamento adequado para o trail, sendo apenas obrigatório o telemóvel carregado e um recipiente para líquidos.

A participação neste evento permite tomar conhecimentos interessantes dos dois monumentos. Pode ficar a saber que o Palácio Nacional de Mafra (conhecido também por Convento de Mafra) tem 1200 divisões, mais de 4700 portas e janelas e 156 escadarias. Mais, que os dois carrilhões com 92 sinos existentes constituem o maior conjunto histórico do Mundo.

Mais conhecido, o monumento de Sintra é de todos os palácios erigidos ao longo da Idade Média o único que chegou aos nossos dias praticamente intacto. Um monumento único e incontornável pelo seu valor histórico, arquitetónico e artístico. As inscrições para a caminhada custam nesta fase 14 euros e para a corrida 16. Há descontos para grupos. Uma oportunidade a não perder para uma manhã desportiva e com muita cultura à mistura.
trail correr corrida natureza desporto caminhos palácios Sintra Mafra
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)