Correio da Manhã

Aprenda a deixar uma pera com os copos
Foto Bruno Colaço
Pera bêbeda com anglaise de pistácios
Por Sónia Trigueirão | 10:00
  • Partilhe
O chef australiano Justin Jennings, do restaurante DownUnder, preparou uma sobremesa de bradar aos céus e pedir perdão pela gula.

A pera é uma boa fonte de fibra e vitaminas e tem a vantagem de, ainda por cima, ser uma fruta saborosa e suculenta. E também é ótima para fazer sobremesas.

O chef Justin Jennings, do restaurante australiano DownUnder, em Lisboa, sugeriu à ‘Sexta’ uma receita com uma bolacha crocante e creme de pistácios.

O chef coze as peras em vinho, açúcar e baunilha. Depois prepara umas bolachas caseiras bem crocantes. E, para terminar, faz um creme de pistácios de lamber os dedos. Os pistácios são descascados e triturados. Depois vão ao forno para tostar. Em seguida, juntam-se ao leite e às natas. Repousam 20 minutos para fazer uma espécie de infusão de pistácios.

Depois batem-se as gemas de ovo com o açúcar e junta-se tudo ao preparado anterior. O creme é cozinhado em banho-maria. Quando vai para o prato e se junta à bolacha e à pera, é de bradar aos céus e pedir perdão pela gula - dá logo vontade de comer mais do que uma.

A sobremesa faz parte do menu do restaurante DownUnder, onde também pode provar uma série de carnes exóticas como o canguru ou o crocodilo. Há, por exemplo, tártaro de canguru com caviar de trufa e salada de rúcula com crocodilo crocante e molho asiático.

PUBLICIDADE
Pera bêbeda com anglaise de pistácios 

Para preparar esta sobremesa para três pessoas precisa dos seguintes ingredientes: peras (3), 750 ml de vinho Dona Maria, açúcar refinado (150 g), uma vagem de baunilha e uma chávena de água.

Para a bolacha: farinha (125 g), manteiga (75 g), açúcar refinado (25 g), 2 ovos, e água fria. Para o creme: leite (250 ml), natas (250 ml), pistácios tostados (100 g), 4 ovos, açúcar (73 g) e sal (1 g).

Descasque as peras e retire o caroço. Num tacho deite o vinho dona maria, a água, o açúcar, a vagem de baunilha e deixe em lume brando para cozer as peras. tape a panela com um papel de cozinha (vegetal) enquanto coze. Devem cozer durante cerca de 30 minutos. Depois retire as peras e reserve.

Tire as cascas dos pistácios. Pique-os e leve num tabuleiro ao forno para tostar. prepare a bolacha. Junte numa tigela a farinha, a manteiga e as gemas dos ovos. se necessário adicione um pouco de água. use as mãos para amassar. coloque a massa em película aderente e guarde no frigorifico durante uma hora. depois estenda a massa com a ajuda de um rolo e faça as bolachas com um aro redondo. leve ao forno para cozinhar. cerca de 15 minutos.

Prepare o creme. Num tacho pequeno aqueça o leite. Depois junte as natas e os pistácios que tostou no forno. Mexa bem até ferver e depois retire do lume e deixe durante 20 minutos. Passado esse tempo, numa tigela junte as gemas dos ovos e o açúcar. mexa muito bem. deite um pouco de sal e mexa bem. junte o preparado anterior e mexa. Coloque uma panela ao lume e coza em banho-maria mas sempre e mexer.

Com a ajuda de uma colher coloque o creme no fundo do prato. Depois a bolacha e a pera. polvilhe com pistácios triturados e tostados. Está pronto. Bom apetite! 

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE