Correio da Manhã

Aprenda a fazer bife de borrego marinado em hortelã
Foto Inês Lourenço
Bife de borrego marinado em hortelã
Por Sónia Trigueirão | 11:00
  • Partilhe
O chef Pedro Santos, do Restaurante Reserva da Villa, em Cascais, preparou uma receita diferente, fácil e saborosa.

O borrego tem uma carne tenra e macia. É muito popular durante todo o ano e há várias formas de o cozinhar. Pode aparecer num belo de um ensopado, assado no forno ou na brasa. Depende do pedaço do borrego.

O chef Pedro Santos do restaurante Reserva da Villa, em Cascais, apresentou à ‘Sexta’ outra forma: um bife cortado finamente do carré que fica a marinar de um dia para o outro em azeite e hortelã fresca.

Os ossos do carré de borrego são aproveitados para fazer um molho de carne com legumes, temperado com um cálice de vinho do Porto, que vai dar aquele sabor agridoce.

Para acompanhar, o chef sugere um misto de legumes: courgette, couve romanesca, brócolos, cenoura e chalotas. Finaliza-se o prato com um puré macio de maçãs pink lady, temperado com hortelã fresca e malagueta vermelha picadas finamente. Há qualquer coisa de doce, fresco e picante no paladar.

É a sugestão do chef que também é o mentor da ementa do Reserva da Villa, onde pode ir saborear, por exemplo, um bife tártaro com aioli de pesto, umas vieiras coradas com puré de couve-flor e redução de balsâmico, ou um bacalhau confitado com migas de coentros e alho e grelos salteados. 

PUBLICIDADE
Bife de borrego com tempero de hortelã   

Ingredientes: Carré de borrego (300 g) para retirar um bife. Para o molho: aproveite os ossos do carré, azeite q.b., talo de aipo (1), cenoura (1), cebola (1), vinho do porto tinto (1 cálice), água q.b. para temperar o bife: azeite (q.b.) ramo fresco de hortelã. Os legumes: cenoura (1), tomate cherry (3), couve romanesca (30 g), brócolos (30 g), azeite e sal q.b., chalotas (3), courgettes (30 g). e uma colher de manteiga. Para o puré : Maçã pink lady (2), malagueta vermelha (5 g) e duas folhas de hortelã.

Corte um bife fino do carré de borrego. Deixe o bife a marinar em azeite e hortelã de um dia para o outro.

Faça o molho da carne com os ossos do carré. Junte os ossos numa panela com um fio de azeite, o aipo, a cenoura e a cebola. Deixe refogar e depois junte o cálice de vinho do porto tinto. Deixe o álcool evaporar. Depois junte um pouco de água e deixe reduzir até ficar um molho mais espesso.

Prepare os tomates cherry. Faça um golpe redondo à volta do tomate com uma faca bem afiada.
A intenção é apenas cortar a pele sem tirar. Depois frite em azeite bem quente. São cinco segundos. Depois levante a pele devagar como se fosse uma flor.

Faça o puré. Descasque a maçã e Coza em pouca água. Junte a malagueta e a hortelã picadas e mexa. Reserve.

Corte os legumes e Coza-os, à exceção da cenoura. Depois de cozidos escorra, junte a cenoura e salteie numa frigideira com azeite, sal e pimenta preta moída no momento. No final junte uma colher de sopa de manteiga e mexa.

Frite o bife em azeite. um minuto de cada lado. Depois tempere com sal e pimenta preta. leve ao forno por três minutos. retire e sirva o prato acompanhado com os legumes, o puré de maçã e o molho da carne e os tomates.

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE