Correio da Manhã

Aprenda a fazer Sopa Ramen com o Chef Rui Fontes
Foto Mariline Alves
Por Sónia Trigueirão | 09:30
  • Partilhe
Com barriga de porco, cogumelos, shitake, maçã e pimenta sansho.

Ramen é um prato muito popular no Japão, cuja base é um caldo. Ótimo para aquecer nos dias frios de inverno, porque é aconchegante e saboroso.Pode levar carne ou apenas legumes e normalmente é acompanhado com noodles (massa).

O chef Rui Fontes, do restaurante Sushic Chiado, em Lisboa, criou a sua versão da sopa ramen, sem os noodles, mas com barriga de porco, cogumelos shitake e maçã. O caldo é saboroso.

Os pedaços da barriga de porco estão tostados e gulosos. Há uma mistura de sabores que não se atropelam na boca,mas convivem em harmonia plena. Os coentros e o cebolo seduzem o paladar e a pimenta sansho leva ao êxtase. É fresca emuito aromática.A combinação é perfeita.

Rui Fontes inspirou-se nas suas férias gastronómicas, no Japão, para criar esta receita que tem tudo a ver com a ementa do restaurante onde trabalha, no qual se usam as técnica japonesas para tratar produtos portugueses, e vice-versa.

Por isso, não estranhe se na ementa, além do sushi e sashimi tradicionais, encontrar gunkan kobe (bife kobe e ‘foi gras’ braseado com doce de ameixa de Elvas) ou gunkan MR (salmão braseado, arroz com amêndoa, vieira marcada em moscatel de Setúbal).

PUBLICIDADE
Barriga de porco em caldo Ramen

Ingredientes:Barriga de Porco (160 g por pessoa) mirin (um tipo de vinho de arroz, semelhante ao Sake, porém com um teor alcoólico mais baixo e que pode encontrar em lojas com produtos japoneses),sake, soja, coentros, cebolo, maçã verde (1), manteiga, cogumelos shitake (150 G), pimenta sansho ( a venda em lojas com produtos japoneses), azeite e sal q.b.

Coza a barriga de porco em água, com uma mistura de cinco pimentas (há frascos com moinhos à venda), um pouco de soja, mirin e sake. Quando a barriga estiver cozida retire e guarde o caldo. Em seguida, leve uma frigideira anti-aderente ao lume e coloque a barriga de porco com a pele virada para baixo, para ficar crocante.

Quando a pele já estiver tostada, corte a barriga de porco em pedaços.

Coloque num tabuleiro com a parte da pele virada para cima e deite uma colher de manteiga por cima. Leve ao forno a 180 graus durante 20 minutos.

Corte a maçã em pedaços (metade para cada pessoa) e leve ao lume numa frigideira anti-aderente. Deite
uma colher de manteiga no fim e mexa.


Corte os cogumelos em pedaços. Depois Coloque-os numa frigideira com um fio de azeite, um pouco de sal e pimentas anshopara saltear.

Separe as folhas de coentros com as mãos. Pique o cebolo finamente.


Aqueça o caldo em que cozeu o porco (cerca de 100 ml por pessoa)e retifique os temperos. Comece a empratar. Numa tigela coloque os cogumelos, a maçã e a carne. Regue com o molho. Deite um pouco de pimenta sansho e espalhe por cima da carne e na tigela o cebolo e os Coentros. Bom apetite!

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE