Correio da Manhã

Atum exótico para deliciar a família
Foto Pedro Catarino
Por Sónia Trigueirão | 11:00
  • Partilhe
Fresco, envolto em creme de manga e temperado com flor de sal e wasabi.

O tártaro de atum é uma receita simples de executar e muito saborosa. Ideal para surpreender e apresentar como uma entrada numa refeição especial. Juntando os ingredientes certos é possível alcançar uma mistura de sabores capaz de seduzir qualquer paladar.

O chef António Latas, do renovado restaurante Paço da Rainha, em Lisboa, criou uma sugestão muito exótica e que encanta a cada garfada. O atum é cortado aos cubos fininhos, temperados com coentros frescos e um pouco de alho bem picadinho. Mistura-se tudo com o creme de manga, temperado com azeite e sumo de limão. No final deita-se flor de sal e ervilhas de wasabi trituradas e é uma viagem de sabores entre o doce exótico da manga, o sal e o picante.

Este é um dos pratos que encontra no menu do Paço da Rainha. O restaurante tem uma carta renovada e alia o que é tradicional português à modernidade. Tem, por exemplo, cavala marinada com torricado e azeite de coentros, lascas de bacalhau confitado com risotto de tomate e coentros e coxa de pato crocante com puré cremoso do dia e emulsão de laranja de Setúbal.

Depois deixe-se cair na tentação das sobremesas e peça o duo: bolo de chocolate e pudim de gemas. Adeus dieta!

Tártaro de atum com creme de manga


Preparar esta receita é muito fácil. Pode ser servida, por exemplo, como uma entrada para um almoço ou jantar especial. Para duas pessoas, o chef antónio latas recomenda os seguintes ingredientes: atum fresco (duas postas de 100 g), uma manga, dois dentes de alho, sumo de um limão, ramo de coentros frescos, flores comestíveis (cravo chinês), ervilhas de wasabi (100g), azeite e flor de sal qb.

PUBLICIDADE
Pique as ervilhas de wasabi numa picadora e reserve.

Depois pique finamente com uma faca os coentros frescos.

Pique os dois dentes de alho muito bem.


Corte a manga em pedaços e deite numa tigela. junte um pouco de azeite, sumo de um limão e passe a varinha mágica. É suposto ficar cremoso.

PUBLICIDADE
Corte as postas de atum aos cubos fininhos.

Junte ao atum os alhos picados, os coentros e o creme de manga e mexa muito bem.


Para empratar pode usar um aro de metal redondo. encha com o preparado de atum e depois retire o aro. polvilhe com um pouco de flor de sal e com as ervilhas de wasabi trituradas. pode enfeitar o prato com flores comestíveis. O chef António Latas sugere cravos chineses. Sirva fresco. Está pronto a servir. Bom apetite!

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE