Correio da Manhã

Aprenda a fazer brás de legumes e vegetais
Foto Vítor Neto
Por Sónia Trigueirão | 09:30
  • Partilhe
No restaurante Mercearia do Prato, a ementa varia consoante os frescos que o mercado oferece naquele dia. Veja como se faz um dos pratos mais procurados.

Legumes e vegetais fazem bem à saúde e não têm de ser consumidos apenas cozidos, grelhados ou salteados. Pedro Reis, chef no restaurante Mercearia do Prato, na Arruda dos Vinhos, deu à ‘Sexta’ uma receita diferente de preparar um misto de legumes e vegetais saborosos.

Os legumes, todos frescos, são picados finamente. Depois cozinham em lume brando num refogado de cebola e alho. As batatas (cortadas em palitos muito finos e a imitar a batata-palha) são fritas no momento. Os ovos entram inteiros na panela (um segredo da avó do chef) e os coentros e a pimenta preta moída dão aquele toque final. Cheira bem, cheira a legumes à Brás que vão para a mesa acompanhados com uma salada verde especial, com tomates-cherry, pepinos baby e morangos laminados. O tempero fica a cargo de um vinagre balsâmico.

Na Mercearia do Prato a ementa não é fixa, varia consoante os produtos frescos do mercado. Mas há sempre um prato vegetariano, outro de carne e outro de peixe.

Aqui tanto pode provar um guisado ou caril de soja como uma feijoada de seitan, um arroz do mar, um peito de frango com mel e alecrim, pato com molho de manga e frutos secos ou um frango à caçador com pão frito.

Brás de legumes e vegetais:

PUBLICIDADE

Para preparar esta receita precisa dos seguintes ingredientes: 400 g de um misto de legumes e vegetais (alho-francês, couve-lombarda, pimento vermelho, cenoura, espinafres e brócolos), coentros (50 g), alhos (dois dentes), cebola (uma média), ovos (4), azeite, pimenta e sal q.b., batatas para fritar, salada mista de alface, pepinos baby, tomate cherry e morangos, vinagre balsâmico.


Descasque as batatas e corte aos palitos fininhos (para fazer batata frita-palha). Frite em azeite bem quente e depois escorra e reserve.

Enquanto as batatas fritam, pique muito bem os dentes de alho, a cebola e depois os legumes e os vegetais. Em seguida pique também os coentros.

Leve uma panela ao lume com um pouco de azeite. Deite a cebola e os alhos picados e deixe refogar muito bem. Quando a cebola estiver translúcida acrescente os legumes e vegetais picados. Mexa o preparado e deixe cozinhar uns minutos.

PUBLICIDADE

Depois adicione os quatro ovos um a um e mexa.

Junte as batatas fritas e os coentros frescos picados e tempere com sal e pimenta a seu gosto, mexendo muito bem

Prepare a salada verde. Lave o misto de alfaces. Corte os tomates-cherry ao meio e lamine os morangos e os pepinos baby. Tempere a salada com vinagre balsâmico, um pouco de sal e pimenta preta moída no momento. Sirva como acompanhamento dos legumes e vegetais à brás. Está pronto. Bom apetite!

 

PUBLICIDADE

 

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE