Correio da Manhã

Vietname à mesa
Foto Pedro Catarino
Por Sónia Trigueirão | 09:15
  • Partilhe
Aprenda a fazer estes rolinhos primavera com camarão numa explosão de ervas aromáticas.

Está a chegar o dia dos namorados. O amor anda no ar e há que surpreender a cara-metade. Os chefs Pedro Rezende e Filipe Molarinho, do restaurante Bao, no Portugal Boutique City Hotel, em Lisboa, têm uma sugestão diferente para apimentar qualquer refeição e relação. Goi Cuon de camarão, uns rolinhos primavera vietnamitas, feitos com folha de arroz. O recheio varia. Podem levar carne, camarões ou apenas vegetais.

A receita dos dois chefs é com camarão. A folha de arroz cobre duas bolinhas de arroz crocantes e o camarão, numa cama de rúcula, rebentos de soja, nabo, alga wakame, coentros, cebolo e malagueta vermelha. Tudo polvilhado com togarashi (tempero japonês). É servido partido em quatro, acompanhado com uma fofunese (maionese de tofu com molho kimchi). Na boca o picante abre levemente e não fere e há toda uma explosão de ervas aromáticas.

Esta é também uma das sugestões da carta do Bao, um restaurante com um conceito de streetfood vietnamita, cujo nome vem de uns pãezinhos de origem asiática, cozidos a vapor. Neste restaurante, os pãezinhos podem ser servidos com caranguejo de casca mole e caril, com frango frito thai, com sardinha, atum e até barriga de porco.

Goi Cuon de camarão


Para preparar esta receita para duas pessoas precisa de: dois camarões grandes, um lima, rebentos de soja (10 g), coentros (10 g), cebolo (10 g), malagueta vermelha (1), arroz de sushi (40 g), nabo, folha de arroz (duas), tempero japonês togarashi (q. b.), tofu (100 g), 50 g de molho kimchi, 10 g de goma wakame (alga japonesa temperada com sementes de sésamo), salada de rúcula. Azeite e sal q. b.

Coza o arroz. Leve uma panela ao lume com sal e deixe ferver. Depois deite o arroz e baixe o lume. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Coe o arroz e reserve quando estiver cozido.

PUBLICIDADE
Em seguida coza os camarões em água, sal e metade de uma lima.

Prepare a tofunese. num recipiente coloque o tofu partido em pedaços, o molho kimchi e uma pitada de sal. passe a varinha mágica até fazer um creme.

Corte a malagueta às rodelas finas e pique o cebolo.

Com a mão faça quatro bolinhas de arroz. Frite as bolas de arroz em azeite bem quente para ficarem douradas e crocantes por fora.

Para fazer os rolos, molhe as folhas de arroz em água bem fria para ficarem maleáveis. Coloque uma numa tábua e comece a rechear.

Faça uma cama com nabo ralado, depois a rúcula, rebentos de soja, coentros e um camarão, Coloque duas bolas de arroz de sushi fritas e polvilhe com cebolo e malagueta picados e a alga wakame, polvilhe com o pó japonês Togarashi e comece a enrolar a folha. Repita o processo para o segundo rolo.

Quando os rolos estiverem prontos, corte em quatro cada um. Emprate e sirva acompanhados com a tofunese. Bom apetite!

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE