Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
8

Tártaro de canguru

Chef australiano em Lisboa que quer dar a conhecer o que de melhor tem a gastronomia do seu país.
Sónia Trigueirão 6 de Dezembro de 2016 às 09:00
Tártaro de canguru, uma receita do chef australiano Justin Jennings
Tártaro de canguru, uma receita do chef australiano Justin Jennings FOTO: Inês Lourenço
A carne de canguru é uma característica da gastronomia australiana. Muito parecida com a carne de vaca, mas com um sabor um pouco mais forte. É uma carne magra e, segundo o chef australiano Justin Jennings, deve ser servida mal passada para se manter tenra e suculenta.

O chef Justin Jennings sugere mesmo uma receita de tártaro de canguru, um prato à base de carne crua, que pode ser servida como entrada para um almoço ou um jantar diferentes.

A carne de canguru é finamente picada e temperada com várias especiarias e molhos. Há um misto de sabores que envolve a paprica, a pimenta, a mostrada de Dijon, o tabasco com a salsa, o cebolinho e os cornichons. Tudo acompanhado com um caviar temperado com um fino azeite de trufa branca. Há um misto de sabores da terra e do mar.

É com este tipo de sugestões que o chef australiano quer cativar os paladares no novo restaurante, DownUnder, que pretende abrir em Lisboa brevemente. Previsto para o início do próximo ano, no menu podemos encontrar outras iguarias exóticas como a carne de crocodilo.

O chef promete o melhor da cozinha australiana, num espaço novo e diferente.

Tártaro de Canguru













Para quatro pessoas vai precisar de: Canguru (320 g) Cebolinho (10 g), 50 g de pepinos pequenos em picles (cornichons), salsa (5 G), pasta de tomate (4 g), mostarda de dijon (5 g), molho de worcestershire (2 ml), tabasco (2 ml), paprica (2 g), azeite, sal e pimenta qb. Quatro ovos, uma baguete de pão, caviar (100 g), azeite de trufas brancas (QB), azeitonas pretas sem caroço (10 g), algas wakame (1 g) e ervas daikon (1 g).

Prepare os ovos: Separe a gema da clara. Deite azeite dentro de um saco de plástico para cozinhar e coloque as gemas. Feche bem o saco. deixe cozinhar em banho-maria durante cerca de 35 minutos.

Prepare as tostas. Corte a baguete em fatias finas. Coloque-as num tabuleiro. tempere com azeite, sal e pimenta Leve ao forno a 140 graus. 10 minutos.

Pique finamente a carne com uma faca.















Numa tijela, junte à carne: paprica, pasta de tomate, mostarda de dijon, tabasco, cornichons picados, um pouco de molho de worcestershire, cebolinho e salsa picados. Junte um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta qb e mexa.

Prepare o molho: num recipiente junte azeite e as azeitonas pretas sem caroço. sal e pimenta qb. Passe a varinha mágica e reserve.















Numa tigela coloque o caviar e o azeite de trufa branca em spray. Mexa com uma colher.

Pode empratar. Use um aro de plástico ou de metal.
















Num prato, Deite uma camada de carne e depois uma camada de caviar. Tire o aro e, com a ajuda de uma colher, coloque o ovo. à volta do prato coloque um pouco do molho de azeitona, um pouco de cebolinho picado e a s ervas daikon. Em cima do ovo coloque algas wakame. Sirva com tostas. Bom apetite!   
Justin Jennings Lisboa Dijon restaurante refeições canguru carne chef australiano receita
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)