Correio da Manhã

Festa do deus Baco na Vidigueira
Foto Hugo Rainho
Foto Hugo Rainho
Foto Hugo Rainho
Foto Hugo Rainho
Foto Hugo Rainho
Foto Hugo Rainho
Foto Hugo Rainho
Foto Hugo Rainho
Por Pedro Galego | 16:34
  • Partilhe
O País das Uvas' fica em Vila de Frades, mas a fama já chega além fronteiras.

As adegas de vila de frades, na Vidigueira, têm a fama de ser ‘catedrais’. Um desses templos é, seguramente, o País das Uvas. Esta casa, há cerca de uma dezena e meia de anos na posse de António Honrado e Jacinta Penas, foi em tempos uma adega e uma taberna, mas hoje é um restaurante que deve o seu nome ao livro homónimo de Fialho de Almeida, o mais conhecido filho da terra.

A ementa serve a cada prato as tradições alentejanas. À cabeça, o cozido de grão, o ensopado de borrego, as sopas de tomate, o feijão com cardos ou as cilarcas com ovos, bem como as migas com as carnes de porco preto.

Já quanto a copos, o mais aconselhado é pedir o vinho de talha, produzido de forma tradicional nas enormes estruturas de barro que dão um traço único à decoração do espaço. É um processo que remonta aos tempos da ocupação romana e que a família Honrado segue a rigor, já tendo criado uma marca própria, pronta para outros desafios, a cargo do filho Rúben.

Nas mesmas talhas de onde sai o vinho da casa há mensagens de clientes nacionais e estrangeiros que assinalam, assim, uma experiência única, muitas vezes acompanhada por sessões de cante alentejano.

Sucesso leva à aposta em nova adega histórica 
A ‘cella Vinaria antiqua’, adega histórica em latim, é o novo projeto nascido do sucesso do restaurante. Fica numa sala contígua ao País das Uvas e é inaugurada dia 15 deste mês. Os clientes vão poder fazer vinho da talha, participar em provas ou em eventos sempre à volta do néctar dos deuses. 

Ficha
PAÍS DAS UVAS
Vila de Frades, Vidigueira
Telefone
284 441 023
Preço médio
15 euros
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 24h00
(encerra à quarta-feira)
Cartões Sim
Fumadores Não

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE