Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
7

A tradicional Tasca D. Ferreira

Gastronomia regional confecionada à moda antiga é o que se pode encontrar num dos restaurantes mais antigos de Braga.
Secundino Cunha 7 de Outubro de 2017 às 14:29
Tasca D. Ferreira
Tasca D. Ferreira FOTO: Direitos Reservados
O bacalhau à moda de Braga, que quer dizer, na verdade, ‘Bacalhau à Narcisa’, é um dos pratos mais conhecidos e característicos da cidade de Braga e, por norma, ocupa a primeira linha do cardápio da ‘Tasca D. Ferreira’.

De portas abertas desde 1951, sempre na rua de S. Vicente, esta tasca é uma referência gastronómica na augusta cidade dos arcebispos. A comida é confecionada de modo caseiro e o serviço é cuidado e atencioso.

Já falámos do bacalhau, não podemos deixar de sublinhar outros pratos de excelência, como o cozido à portuguesa, em que os legumes e as carnes oriundas de produtores locais asseguram peculiares textura e sabor, ou o arroz de cabidela com frango estufado, aqui denominado ‘arroz pica no chão’, em que a qualidade da confeção é associada à qualidade dos produtos.

Também pode aqui morder-se o anzol, mas o contexto interior minhoto desta tasca aponta mais para as carnes do que para os peixes. E aponta também para os vinhos (o verde tinto da casa é sempre uma opção a ter em conta) e para as sobremesas, em que se destacam as rabanadas com pinhões, maçã assada ou as cerejas (no tempo delas).
Braga Bacalhau Narcisa Tasca D. Ferreira gastronomia restaurante
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)