Numa rua de sentido único, o restaurante O Solar especializou-se a confecionar a vitela assada à Lafões e pode fazê-lo de duas formas: no forno a lenha ou nos elétricos. Se pretender no primeiro, tem de marcar e pedir por antecipação.
Instalado num edifício antigo construído à base de granito, este restaurante prima por um atendimento tipicamente familiar, em três salas aconchegantes onde não falta a lareira.
Imagine-se agora neste tempo, com um frio de rachar, sentado numa mesa junto à lareira e a ver chegar umas entradas onde está quase tudo, desde vários queijos, enchidos - destaque para a chouriça cozida em vinho tinto -, moelas estufadas e bolinhos de bacalhau, entre outras coisas.
Enquanto degusta as entradas, a vitela de Lafões entra no forno em louça de barro - talvez aqui esteja um dos segredos que fazem deste repasto um dos mais requisitados da região.Mas há mais. Além da batata, também o arroz que acompanha a carne é cozinhado no forno, numa púcara de barro.
Fica tostado e tenrinho como a carne de vitela, que quase não precisa de faca para ser desfiada e mastigada. A acompanhar, a sugestão é, naturalmente, vinho do Dão.