Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida

Anos 60 ao vivo no Galeto

Snack-bar Galeto tem meio século.
Cristina Ferreira de Almeida 26 de Julho de 2016 às 11:01
O restaurante e snack-bar Galeto tem capacidade para 125 pessoas em duas salas, uma delas na cave
O restaurante e snack-bar Galeto tem capacidade para 125 pessoas em duas salas, uma delas na cave FOTO: Pedro Simões
Inaugurado no dia 29 de julho de 1966 na mais central e, na altura moderna, Avenida da República, em Lisboa, o Galeto apresentou-se como um restaurante e snack-bar de luxo. Seis sócios originários do Norte do País e emigrados no Brasil, onde fizeram sucesso com diversos restaurantes, decidiram regressar a Portugal e juntar-se num negócio de restauração que desse que falar.

O restaurante e snack-bar em Lisboa seria o início de um investimento ligado ao turismo que passava também pela construção de um hotel, que nunca chegaria a acontecer.

Joaquim Bento d’Almeida e Vítor Palla foram os arquitetos responsáveis pelo projeto, localizado de raiz num edifício da autoria do arquiteto David Lopes construído no ano anterior ao da abertura.

Como rezam com orgulho os jornais da época, o custo total do restaurante e snack-bar foi de dez mil contos e apesar do meio século passado sem alterações, a decoração das salas do Galeto mantém-se atual e única.

Francisco Oliveira e a mulher, Ana Paula, são desde outubro último os únicos proprietários, descendentes de um dos sócios iniciais, e trabalham de facto na empresa. A assegurar a continuidade do projeto nos últimos 40 anos está o diretor, Hermínio Gouveia. Continuidade parece ser o segredo do sucesso do Galeto, que continua a servir combinados (com fiambre, salsicha e ovo, ou hambúrguer, fiambre e cebola caramelizada, entre outras opções) e gelados tipo banana split cobertos de natas e xarope de frutos ou serpentinas de chocolate e meio pêssego em calda, tal como se usava nos anos 60.

O horário das 7h30 da manhã às 3h30 da manhã seguinte (ao público, porque na verdade está sempre aberto) faz do Galeto um local incontornável para os lisboetas.

GALETO
Morada Avenida da República, 14, Lisboa
Telefone 213 560 239
Preço médio Entre 7 € e 10 €
Horário Das 7h30 às 3h30 todos os dias Não Fecha (Exceto no dia 1 de maio)
Cartões Sim
Galeto snack-bar anos 60 Lisboa Avenida da República restaurante
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)