Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
4

Qosqo: sabores do peru servidos em plena baixa lisboeta

Espaço tem mantido o charme. sem artifícios, oferece o que de melhor há na gastronomia do País.
Diogo Torres 20 de Setembro de 2016 às 17:52
Os pratos do Qosqo convidam a uma viagem à mesa por um mundo  fascinante
Os pratos do Qosqo convidam a uma viagem à mesa por um mundo fascinante FOTO: Direitos Reservados
Não tem a decoração mais original de Lisboa nem sequer faz parte das listas com os espaços da moda mas no Qosqo há algo que a maioria dos restaurantes não tem: cozinha com alma.

Neste pequeno oásis sul-americano, os aromas peruanos convidam a uma viagem. E tudo começa com a frescura do tradicional ceviche (peixe fresco cru, banhado em sumo de lima aromatizado, cebola roxa, batata doce e milho peruano). Nos últimos tempos, o mais famoso dos pratos peruanos invadiu a cidade, mas o do Qosqo seduz como nenhum outro. Pela dose generosa de peixe e pelo equilíbrio da acidez da lima com a doçura da batata doce. Além do ceviche, da ementa fazem parte iguarias como as causas (uma espécie de empadão de batata com atum ou legumes) ou os tiraditos (lâminas de garoupa ou atum marinadas em sumo de limão e refrescadas com molho de maracujá ou soja).

Há ainda pratos mais reforçados, com frango ou lombo de novilho, e sobremesas que não desiludem, como os alfajores (bolachas recheadas com doce de leite) ou o suspiro de limeña (um doce com creme de leite, ovos e até vinho do Porto, que os donos juram que faz parte da receita original).
Qosqo restaurante peru baixa Lisboa
Ver comentários