Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida

Xtoria, o restaurante de Setúbal sem segredos para os clientes

Cozinha de técnica dá primazia aos produtos locais mas faz questão de servi-los de forma original.
Sofia Garcia 31 de Maio de 2019 às 17:00
Restaurante Xtoria, em Setúbal
Restaurante Xtoria, em Setúbal FOTO: Rui Minderico
A cozinha de autor que privilegia os produtos locais com um twist internacional. É assim que se define aquele que é o mais recente restaurante da cidade de Setúbal.

Situado na rua Guilherme Gomes, a um passo da avenida Luísa Todi, promete distinguir-se dos demais estabelecimentos da cidade, a começar pelas opções no menu, idealizado por Rita Neto. Chef de profissão, a setubalense dá primazia aos produtos frescos da região, dando-lhe sempre um toque diferente. "Temos uma cozinha mais técnica, com enfoque nos produtos tradicionais, aos quais damos um toque de sofisticação", explica Rute Marques, também ela proprietária.

Outra particularidade do Xtoria está na sazonalidade. A ementa é alterada a cada três meses para respeitar a época dos produtos. Apoiada no sucesso dos pratos da irmã, e chef do restaurante, Rute deixa algumas sugestões: "A caldeirada, com os fígados e tamboril diluídos no molho ou carne de angus ou o choco marinado a baixa temperatura."

Para uma experiência ainda mais especial, a mesa do chef está colocada no centro do restaurante, de frente para a chef. Para poder ver toda a ação acontecer e degustar entre cinco e sete pratos de autor.

FICHA
Xtoria Rua Guilherme Gomes Fernandes, 17, Setúbal
Telefone 961 284 144
Preço médio 25 euros
Horário 12h30-15h00/19h30-00h00. Encerra terça-feira e quarta-feira ao almoço
Cartões Sim
Fumadores Não
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)