Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo Cofina. É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Sabe bem, faz bem! #sabebemfazbem

Uma receita portuguesa fica bem em qualquer mesa!

Boa mesa é a portuguesa, com certeza. Celebramos a nossa gastronomia com dez deliciosas razões para fazer uma viagem pelos autênticos sabores de Portugal.
30 de Junho de 2020 às 12:51

Os tempos que vivemos trazem novos desafios e necessidade de nos adaptarmos. Face a uma "nova normalidade", que ainda nos pede cuidados e mudanças de hábitos, fazemos o que sempre soubemos fazer: olhamos em frente e reiventamo-nos. 

Mais tempo em casa é sinónimo de mais tempo para abraçar novos desafios. Convidamo-lo a fazer uma viagem pelos sabores 100% nacionais e autênticos, com dez receitas tão práticas quanto deliciosas. Uma visita guiada à volta de alguns dos muitos tesouros da nossa gastronomia, quer os mais tradicionais, quer aqueles que reinventam paladares. 

Petiscos há muitos

Em nome de uma arte ancestral que tem como base um copo de vinho e algo para trincar, mantém-se viva a tradição de petiscar e conviver.


Dos pastéis de bacalhau aos peixinhos da horta ou às pataniscas de couve-flor, uma alternativa vegetariana para um dos ex-líbris dos petisqueiros, porque petiscos há muitos e para todos os gostos!

O que têm em comum na sua preparação? Ovos portugueses de gema.

Puxe a brasa à sua sardinha

Este ano os festejos são diferentes, mas não deixe de celebrar. Enfeite a casa, coloque manjericos à janela e escolha a música adequada e boa comida como manda a tradição.

Do mar para a mesa, na brasa ou na lata – não fora o fantástico mundo das conservas portuguesas –, a sardinha não pode faltar.


Deixe-nos adivinhar: quer impressionar com uma entrada diferente e original? O seu pedido é uma ordem e saem umas sardinhas com molho aromático, servidas com pedaços de tomate sobre fatias de pão torrado e finalizadas com rodelas de laranja.

Caldo de aconchego


Se há sopa de conforto, para começar uma refeição, na ceia ou para encerrar o dia, é o caldo-verde com crumble de broa e chouriço. Nesta sopa que sabe a santos populares, repleta de ingredientes genuinamente nacionais, resume-se a saborosa simplicidade da nossa cozinha.

A broa e o chouriço elevam-na a outro patamar, porque comer bem é coisa que nos está no sangue.

Bom a qualquer hora


Numa cozinha variada como a nossa, cada família tem a sua especialidade. Uma das nossas é o pão d’avó recheado com carne e legumes. Farinheira, fiambre, azeitonas e cogumelos também cá cantam!

Fazer dele entrada, petisco ou refeição é consigo, porque este prato presta-se a todas as ocasiões e deixa todos satisfeitos.

A salada vai bem com tudo


Com os dias mais quentes, cresce o apetite por saladas.Cada vez mais aprimoradas na sua arte, como acompanhamento ou refeição principal, a salada de batata com molho vinagrete e fruta é um mix de batata, legumes e fruta que vai dar um novo colorido às suas refeições.

Sabor bem português


Diretamente da costa da Madeira, criada em mar aberto nas águas límpidas do Atlântico, chega-nos a dourada grelhada com molho de mostarda. Esta receita bem mediterrânica realça a frescura e o sabor a mar, numa harmoniosa combinação com legumes grelhados e molho de mostarda e limão.

O bacalhau vem de fora, mas é nosso por tradição. Estrela da gastronomia portuguesa, diz-se que existem 365 formas de o cozinhar. Afinal, há mais uma! O bacalhau com presunto e pimentos, temperado com o azeite Pingo Doce feito com azeitonas 100% portuguesas também é rei.

Bons garfos

Quando falamos em carne, o que não falta de norte a sul são produtores especialistas na matéria.


Do novilho Angus nacional à carne tenra e saborosa do borrego, há pratos únicos com toques de frescura que pode preparar em apenas 20 minutos, como as costeletas de borrego com cuscuz de espargos verdes. Um bom vinho português a acompanhar vem sempre a calhar!

O que é doce nunca amargou


Lanche guloso ou snack energético, pronto em 10 minutos? Amêndoas gulosas com cobertura de chocolate. Uma receita que nos transporta às amêndoas do Algarve e que vai querer saborear o ano inteiro.

Eis que chega a cereja, diretamente do Fundão, para a sua loja Pingo Doce. Festeje o verão que se avizinha com este maravilhoso cheesecake de cereja que vai fazer as delícias de toda a família. É mesmo caso para dizer que é a "cereja no topo do bolo"!

 Privilegie o sabor português, comprando o que é nacional, e dando força aos nossos produtores, enquanto se delicia com o melhor do que é noss. 

Boas "viagens" e bom apetite!

Mais Noticias de Sabe Bem

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)