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A proteção começa na alimentação

O segredo para ter um sistema imunitário “à prova de inverno” começa no prato. Descubra os melhores alimentos e receitas para fazer frente ao tempo incerto e às doenças típicas destas oscilações.
3 de Março de 2020 às 15:16

Há muito que o inverno não se cinge ao tempo estipulado em calendário e que a meteorologia nos troca as voltas. A primavera pode estar quase à porta, mas as diferenças de temperatura ainda se fazem sentir, potenciando gripes e constipações. Há que ativar as "defesas" do organismo a cem por cento. Reduzir o stress, respeitar as horas de sono e integrar os legumes e a fruta da estação numa alimentação e estilo de vida equilibrados são meio caminho andado para viver intensamente o inverno.

Alimente o sistema imunitário

Logo para começar, boas notícias: fortalecer a imunidade não tem de ser difícil e pode ser delicioso! Conheça os alimentos que fornecem os nutrientes essenciais ao seu bom funcionamento.

# Vitamina C: kiwi, citrinos, morango, papaia, agrião, grelos, couves e pimentos.

# Vitamina A: fígado, leite inteiro, manteiga, ovos e queijo.

# Betacaroteno: frutos, vegetais amarelos, laranjas, espinafres e brócolos.

# Vitamina B6: carnes, fígado e cereais de pequeno-almoço enriquecidos.

# Vitamina B12: Leite, carnes, fígado e cereais de pequeno-almoço enriquecidos.

# Selénio: carne, peixe, ovos, leite e legumes.

# Ferro: carne vermelha, frango, peixe e legumes de folha verde-escura.

# Zinco: carnes vermelhas, marisco e cereais integrais.

# Ómega 3: Peixe gordo, como salmão ou sardinha, óleo de colza, soja, nozes, amendoins e sementes de linhaça

# Probióticos: Iogurte


No equilíbrio está a virtude

Está na hora de eliminar da sua despensa os alimentos gordurosos e com excesso de açúcar e moderar o consumo de álcool e cafeína.


Segundo os princípios da dieta mediterrânica, o bem-estar está intimamente ligado a uma alimentação variada e equilibrada. Além de ajudar a manter um peso saudável, aporta uma riqueza em vitaminas e minerais preciosa para reforçar a imunidade.

O segredo para ter saúde com sabor está na arte de combinar os alimentos! É aí que entram receitas boas e que fazem bem, como o creme de lentilhas com abóbora, cenoura e aipo,  frango salteado com spaghetti de batata-doce, tagliatelle de agrião e salmão.

Atire-se aos legumes e à fruta da época!

Escolher frutos e legumes da estação, se possível locais, é uma forma de maximizar as suas qualidades nutritivas.


Na onda dos citrinos e outros frutos invernais

Que nunca nos faltem os frutos ricos em vitamina C. A salada aromática de cenoura, laranja e gengibre, que se pode transformar em sumo, faz jus aos benefícios desta vitamina que desaparece quando os alimentos são cozinhados.  


Em todo o seu esplendor nesta altura do ano, as peras e as maçãs proporcionam delícias como a maçã assada com moscatel.

Cheio de energia e vigor, o bolo de banana e linhaça é um mimo doce e sem glúten, ideal para pequenos-almoços ou lanches saudáveis. Os frutos oleaginosos e as sementes devem ser consumidos em pequenas quantidades, mas fazem muito pela sua imunidade.

A força dos legumes da estação



Na couve-portuguesa nada se desperdiça. Quando preparar o polvo com migas de couve-portuguesa, reserve os talos e a água de cozedura para os utilizar numa sopa. Um verdadeiro "superalimento" bem português.

Cebola, o que seria da cozinha sem ela? Façamos a devida homenagem à rainha dos refogados que, além de dar muito sabor aos pratos, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Os espinafres são um verdadeiro "legume dos sete instrumentos", pois vão bem em sopas, sumos, pratos principais e até sobremesas! Costuma torcer-lhes o nariz? Mude de ideias com a tarte grega de espinafres e alho-francês.

Se pensa que o inverno não é uma estação colorida, veja a beterraba e as maravilhas que com ela pode fazer. Troque as voltas às receitas tradicionais e dê protagonismo à sopa rosa de beterraba e espinafres ou ao hambúrguer de beterraba.

Com a cenoura e a abóbora mudam-se as cores, mas continuam as vontades – e os benefícios – de pratos quentes e reconfortantes como as conchas recheadas com abóbora, fáceis de preparar e agradar toda a família.

Nem só de alimentação vive a imunidade

A par da alimentação, há outros fatores indispensáveis para ter um sistema imunitário de ferro:

•Hidratar o organismo com água, chá, tisanas e sumos naturais;

•Evitar o sedentarismo, fazendo exercício físico regularmente;

•Praticar exercícios de relaxamento, como a meditação, para aliviar o stress;

•Respeitar as horas de descanso (sete a oito);

•Beneficiar dos dias de sol para produzir vitamina D.

Aproveite o melhor do inverno!

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