Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
1

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo Cofina. É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Sabe bem, faz bem! #sabebemfazbem

Chocolate, por favor!

O chocolate está entre os doces favoritos e, quando bem escolhido, possui virtudes. Conheça um pouco da sua história, desfrute de opções saudáveis e coma sem sentimentos de culpa.
14 de Março de 2019 às 12:32

A energia de março está em alta e a despedida do inverno pede um "Especial Chocolate", esse alimento dos deuses com mil e uma tentações irresistíveis. Trazemos-lhe receitas, sugestões e curiosidades que prometem surpreender, porque "a vida é como uma caixa de chocolates".

O chocolate tem uma história

O cacau já era utilizado pelas civilizações antigas do México. Produzido pelos povos pré-olmecas, utilizado como moeda de troca pelos maias, com um deus adorado pelos astecas (Quetzalcoatl), já foi considerado um alimento sagrado, com propriedades mágicas e medicinais.

Só chegou à Europa no século XVI, pela mão dos espanhóis, onde era consumido sob forma de bebida feita a partir de cacau, água, açúcar e especiarias e recomendado como remédio revigorante, para curar febres e aliviar dores de estômago.

Do cacau das civilizações antigas até à atualidade, houve uma grande evolução. Desde a primeira tablete até às inúmeras variações existentes hoie em dia, todos concordam que a vida sem chocolate não seria tão doce.

Benefícios do chocolate

O chocolate preto (70% de cacau no mínimo), em doses moderadas, tem inúmeros benefícios para a saúde. Um alimento rico em antioxidantes que é, acima de tudo, um pedaço de felicidade e bom humor!

Doce gula

Alertamos desde já que as receitas que se seguem podem ser altamente sedutoras. Vai ser difícil resistir à tentação, mas não se vai arrepender!

O Dia do Pai pode ser o álibi perfeito para tornar ainda mais doces os momentos passados em família. O bolo de chocolate e mousse é insuperável no sabor e na sinfonia de texturas.

Entre os clássicos que não passam de moda está o bolo de chocolate pretoAcrescente-lhe o toque da baunilha e do Baileys e vão ser poucas as sobremesas capazes de competir com uma delícia tão irresistível.

Se acredita em casamentos perfeitos, a marquise de chocolate e praliné é a prova: chocolate, amêndoa, avelã e caramelo... é preciso dizer mais alguma coisa?

Mousse expresso

Para brilhar na hora da sobremesa, fique com estas receitas de mousse na manga. São rápidas e fáceis de fazer. Mais importante ainda: saem sempre bem!

Prepare-se para apreciar momentos de intenso prazer com a mousse de chocolate com flor de saluma combinação sublime de sabores que pode vir a ser a sobremesa preferida lá de casa.

Está apurado o vencedor para o melhor doce saudável: mousse de chocolate e abacatepara se deleitar sem hora marcada com uma receita cheia de "bons" ingredientes, muita fruta e sem açúcar.

Fruta & chocolate

Saborosos pedaços de fruta com chocolate são uma verdadeira tentação (mesmo para quem não adora comer fruta). Experimente este incrível contraste de sabores e prepare sobremesas ou lanches superoriginais em poucos minutos.

Leve as crianças para a cozinha e delicie-se em família com uma boa dose de energia e felicidade. Guloseimas saudáveis para miúdos e graúdos, os lollipops de kiwi e os chupa-chupas de ananás contêm 80% de alegria, 20% de criatividade, 100% de sabor e muitos vestígios de bocas lambuzadas.

Presentes gulosos

O chocolate já é bom, mas feito por si e pelos seus filhos é um presente especial.

Inspire-se no filme "Charlie e a Fábrica de Chocolate" e prepare a quatro mãos (ou mais!) umas deliciosas trufas de chocolate preto e abacate ou uns magníficos ovos de chocolate com manteiga de amendoimDeliciosos e pouco doces, são perfeitos para oferecer a todos os amigos e familiares que gostam de pecar sem sair da linha.

chocolate receitas Pingo Doce sabe bem faz bem Dia Mundial do Chocolate estilo de vida e lazer gastronomia

Mais Noticias de Sabe Bem

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)