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Chegou a primavera

Na mais colorida das estações do ano, a natureza brinda-nos com alimentos que pedem para ser saboreados ao ar livre ou em boa companhia. Espreite as receitas que vai querer provar com todos os sentidos.
22 de Março de 2019 às 15:06

O Sol começa a aquecer, os dias ficam mais longos e a natureza refloresce. É tempo de dar aqueles passeios que foram ficando esquecidos ao longo do inverno. É tempo de renovação, de começar a preparar o corpo para o verão e de desfrutar dos sabores da época com refeições leves, práticas e criativas.

A que sabe a primavera?

Saborear as estações no prato é comer os alimentos-estrela da época no seu melhor em densidade nutricional, frescura, sabor, aroma e cor. Mais económicos e ecológicos, também ajudam o corpo a enfrentar as exigências sazonais. Explore a fruta e os legumes da primavera, certifique-se de que não faltam nas suas refeições e dê nova vida aos seus pratos.


Enquanto a primavera se instala, o tempo pode estar incerto. Pelo sim, pelo não, mantenha alguns pratos reconfortantes no menu semanal que vão saber bem nos dias mais frios.

Com apenas cinco ingredientes, o tagliatelle de agrião e salmão é superfácil de preparar e faz um brilharete em qualquer ocasião.

Arrasadora com o mínimo esforço e confecionada com ingredientes tipicamente portugueses, a aromática receita de favas com costeletas de borrego fica pronta em meia hora.

Para aguçar o apetite e a criatividade, nada como o agridoce de camarão com ananás servido com arroz basmati, um prato inovador que combina doce e salgado, numa mistura de sabores garantidamente "uau".

Apetece-me comer um arco-íris

Já ouvimos dizer que quanto mais variado e colorido for o prato, maior a quantidade de nutrientes. A cada uma das cores dos alimentos correspondem determinadas propriedades essenciais ao organismo e não vai errar se escolher uma combinação de frutos e legumes de várias cores, todos os dias. Preparado para ser um verdadeiro artista na cozinha? Escolha a paleta de tons que vai servir à mesa.

Laranja e amarelo: a moda das bowls soma e segue. Bom dia, energia! A taça de manga e coco é uma verdadeira bomba de vitaminas e minerais num cocktail nutritivo de frutos e iogurte.

Roxo: sumos e batidos são saúde em estado líquido. Surpreenda os mais pequenos ao pequeno-almoço ou lanche com o batido floresta mágica. Vitaminado, colorido e servido com gulosas lascas de chocolate, só demora cinco minutos a preparar e ninguém se vai atrasar.

Verde: se pensa que está na hora de começar a cuidar melhor do corpo através da alimentação, descubra o pesto de espinafres. Uma ideia diferente para juntar a qualquer tipo de massa numa versão vegan, simples e deliciosa. Experimente fazer em quantidade, conserve no frigorífico, e tenha pronto a usar em pratos rápidos de última hora.

Vermelho: quando o calor põe as mãozinhas de fora, não há quem resista a uma sobremesa fresca, como o semifrio de coco e morango. É hora de abrandar e desfrutar do bem que um dia normal pode saber.

Branco ou castanho: felicidade? Às vezes basta uma tarte banoffee para o momento ser perfeito! Sobretudo quando se trata de uma delícia sem açúcar adicionado e com muita fruta. Doce e saudável? É a "dupla maravilha"!

Saladas em flor

Uma das grandes verdades da vida: quanto mais simples, melhor. Em casa ou no trabalho, sobre a mesa ou em modo piquenique, as saladas criativas são uma primavera de sabores. Frescas, aromáticas, saborosas e completas, são refeições que, só por si, nos deixam com uma disposição primaveril.

Para quem vive sem tempo, mas não dispensa uma alimentação equilibrada experimente esta solução rápida que pode transportar num frasco e não estraga a dieta. A salada de lentilhas, kale e ovo dá as boas-vindas ao reino do sabor e da praticidade.

Se quer fugir à rotina da alface e tomate de sempre, atreva-se a deslumbrar com a salada de queijo, morangos e nozes. Uma combinação de sabores contrastante, à qual pode adicionar sementes, que pode ser servida como refeição leve ou entrada. A melhor parte? Só demora 15 minutos a preparar.

Lá porque é salada, não tem de ser fria! A salada de presunto crocante e quinoa com legumes grelhados serve-se morna. Um mix de cores, sabores, aromas e texturas supernutritivo que promete ser a estrela da mesa num brunch demorado, jantar de semana ou almoço de domingo.

A primavera está servida!

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