Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo Cofina. É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Sabe bem, faz bem! #sabebemfazbem

Fruta e legumes: as estrelas do verão

A frescura e a cor vibrante dos legumes e frutos da estação fazem jus ao espírito ale-gre e descontraído do verão. Conheça-os, saboreie-os e colha os seus benefícios.
18 de Julho de 2019 às 10:35

Alinhar a sua alimentação com os ritmos da natureza é aproveitar o que de melhor cada estação tem para lhe oferecer. Ao escolher a fruta e os legumes do verão está a levar para a mesa alimentos mais frescos, saborosos e que estão no auge das suas propriedades nutricionais, porque se encontram na altura certa de maturação.

Des(fruta)r do verão

No verão, predominam os alimentos ricos em água que ajudam a hidratar o corpo. Use e abuse da variedade de fruta que a natureza lhe oferece nesta época do ano:


– Melão, meloa e melancia

– Nectarinas, damasco e pêssego

– Framboesas e amoras

– Ameixas, figos, uvas e limão      


Bom dia e uma taça de frescura

Os fãs dos cereais matinais e amantes de figos não vão deixar escapar a granola de figo com canela. Servida com iogurte ou leite frio, dá o mote para começar o dia com alegria.


A meio da manhã ou ao lanche, a fruta não perde protagonismo. Sozinha ou misturada numa salada de fruta, hidrata e nutre com muita doçura.


Gelados, com muito gosto!


As cores são garridas, mas nada de corantes. A fruta vibrante "pinta" os gelados de melancia e kiwi, o leite de coco dá-lhes cremosidade e as pepitas de chocolate o toque de mestre final. Depois... é só "atacar" o congelador!


Sobremesas vitaminadas


Faça frio ou calor, ninguém diz "não" às sobremesas. Num almoço demorado ou num piquenique no parque, o bolo de nectarinas e mirtilo e a galette de amoras e pera com amêndoa vão chamar a si todas as atenções, fatia a fatia. 


Bebidas refrescantes

Todos sabemos que a importância de beber água é ainda maior nos meses quentes. Se beber água simples não tem muita graça, experimente fazer águas aromatizadas que o vão manter hidratado, com muito gosto! Numa caneca de vidro com água, junte fruta ou legumes (limão, framboesa, amora, pepino), ervas aromáticas e especiarias (alecrim, hortelã, manjericão, canela, gengibre), deixe repousar umas horas e vá bebendo bem fresca ao longo do dia.

O melão, a meloa e a melancia já têm água em abundância na sua composição, pelo que para fazer um bom sumo só precisa de as triturar.


Mas um sunset com os amigos merece especial atenção, e nada melhor do que mojitos de melancia para apreciar o bem que sabe descontrair. No verão, a única regra é mesmo desfrutar!


Mais Noticias de Sabe Bem

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)