Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
5

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo Cofina. É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Sabe bem, faz bem! #sabebemfazbem

Mamma Mia, la pasta!

Massas há muitas! Com carne, peixe ou vegetarianas, sugerimos receitas com massa para os sete dias da semana. Aviso: é provável que o seu jantar de hoje não lhes escape!
25 de Outubro de 2019 às 09:41

Esparguete, fusilli, conchas, lasanha... o que seria do mundo sem a "pasta"?  Se há algo de que os italianos se podem gabar é da sua gastronomia, que "saiu da bota" e se espalhou pelas casas do mundo inteiro.

No mês em que se comemora o Dia Mundial das Massas e a sua importância numa alimentação variada e equilibrada, convidamo-lo a percorrer um roteiro semanal com receitas fáceis e criativas para todos os gostos e ocasiões, prontas a comer em 30 minutos ou menos. O ideal para os cozinheiros apressados dos nossos dias.

Segunda-feira começa bem

A massa faz parte de uma dieta equilibrada e só há boas razões para não abdicar deste alimento reconfortante e saudável:







• É uma excelente forma de estimular o consumo de outros alimentos mediterrânicos (hortofrutícolas, leguminosas e oleaginosas, ervas aromáticas, azeite, peixe ou carne) com receitas tradicionais ou inovadoras, como os fusilli com camarão e pesto de curgete;

• Além de saborosa e nutritiva, é económica e fácil de cozinhar. Prontas num piscar de olhos, as almôndegas de peixe com molho de tomate e esparguete integral fazem as delícias de toda a família;

• Extremamente versátil, a massa assume mais de 300 formas e existe em várias versões: do trigo normal, integral ou espelta às massas de arroz, milho, quinoa ou feijão.

Terça-feira com história


Enquanto saboreia a receita de rolinhos de frango e cogumelos com massa fresca, desvende um pouco da história da massa aos seus filhos. Reza a lenda que a massa terá chegado a Veneza em 1295, trazida da China por Marco Polo.

Mas a questão da sua origem não é pacífica e há vários países a reclamar a sua autoria. Uma das versões mais aceites confere aos árabes a paternidade da invenção, os quais a teriam levado para a Sicília no século IX.

Certo é que a massa está indiscutivelmente ligada a Itália, tendo sido os italianos a implementar definitivamente a sua produção em escala e a projetá-la mundialmente. Hoje, está presente nas culturas gastronómicas dos quatro cantos do mundo.

Nesta história que harmoniza tradição e inovação, escrevem-se páginas novas todos os dias – algumas delas em sua casa!

Quarta-feira "alla italiana"


Confecionar e comer "pasta" à maneira italiana tem os seus truques. Lance o repto para um jantar temático e, enquanto saboreia as deliciosas penne com salmão e tomate seco prontas em 15 minutos, siga à risca o provérbio "Em Roma, sê romano".


• A regra de ouro é cozer a massa "al dente" (ou seja, firme ao trincar). A dica é passá-la por água fria para interromper a cozedura e servir de imediato.

• Não há italiano que não rale um pouco de parmesão sobre a massa antes de a servir.

• Massa quer (só) o garfo. Em Itália, cortá-la com a faca é um pecado capital e usar a colher para ajudar não é bem visto.

Quinta-feira, um toque oriental


Já a semana vai a meio e há que ser prático e criativo. Em 20 minutos apenas, viaje até à Ásia com a sopa de noodles picantes com frango. A brindar a chegada das noites mais frias, esta refeição completa promete aquecer.

Seja pelo molho de caril, pela intensidade da malagueta ou pela qualidade dos noodles Pingo Doce (sem intensificadores de sabor artificais), tudo serve para subir uns graus na sua comida de conforto.

Sexta-feira entre amigos

Se procura um pretexto para festejar, encontrou-o: 25 de outubro é o Dia Mundial das Massas (e é sexta-feira!).


Entre no fim de semana em alegre convívio, com a originalidade dos rolos de lasanha recheados ou das conchas recheadas com abóbora a pedir para ser saboreados em clima de festa.



Os pratos de massa no forno são uma ótima escolha quando recebe convidados em casa. Além de os poder preparar com antecedência e levar ao forno após a chegada dos convivas, também os pode servir no recipiente em que são confecionados. O melhor de tudo é que ninguém lhes resiste!

Sábado Gourmet


Já que estamos em maré de revelações, veja como preparar uma iguaria gourmet em 15 minutos. Magia? Não! Dá pelo nome de tortelloni com molho de iogurte e ervas aromáticas, um estaladiço prazer para todos os sentidos.

Domingo, o que há no frigorífico?


Porque na cozinha tudo se aproveita, nada melhor do que uma receita "limpa-frigorífico" que a família vai adorar. Prático, económico e delicioso, no  "bolo" de esparguete, queijo e fiambre as sobras são rainhas, mas o sabor é rei.

Dia Mundial das Massas Itália gastronomia alimentação

Mais Noticias de Sabe Bem

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)