Acerca de C-Studio

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo Cofina. É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Sabe bem, faz bem! #sabebemfazbem

Natal à mesa: refeições para picar entre amigos

Natal à mesa: refeições para picar entre amigos

Às portas da época mais festiva do ano, é tempo de reunir amigos à mesa. Esqueça o peixe cozido ou a quinoa e surpreenda os convivas, conjugando uma refeição na tábua com receitas que casam na perfeição com momentos de descontração, para se deliciar sem peso na consciência. Afinal, há iguarias que sabem a tradição e já diz o ditado: "Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe."

A arte de bem receber

A receita perfeita para "picar" começa numa tábua – de madeira, ardósia ou mármore – com queijos, enchidos e outros petiscos dispostos de forma criativa.

Não descure os detalhes: um centro de mesa original (com flores, frutos ou ramos secos), velas e música ajudam a criar o ambiente perfeito. Siga as nossas sugestões para preparar uma refeição de tábua inesquecível, até à última fatia.

Enchidos com todos

Como a tradição ainda mora aqui, traga para o pódio (melhor, para a tábua!) tesouros gastronómicos portugueses: fatias finas de presunto, salpicão, chouriço de porco preto, linguiça. Junte carnes frias a gosto (mortadela, fiambre) e aqueça o paladar com alheira, farinheira ou morcela assadas. A bola integral de azeitonas e chouriço, que pode fazer de véspera, é a "cereja em cima dos enchidos", para servir quente ou fria.

Queijos de todas as formas e feitios

Para uma tábua visualmente apelativa, não poupe na variedade. Entram em cena queijos frescos, amanteigados e curados, com intensidades de sabor variadas, que o vão fazer viajar pelo mundo fora: manchego (Espanha), gorgonzola e parmesão (Itália), roquefort, chèvre, brie e camembert (França), feta (Grécia), cheddar (Inglaterra), gruyère ou emental (Suíça).

Mas sem os queijos nacionais (serra da Estrela, Serpa, Nisa, Azeitão, da ilha de S. Jorge, requeijão de Seia), a experiência fica pela metade!

Lembrete: para que estejam "no ponto" quando os convidados chegarem, retire-os do frigorífico e das embalagens 30 minutos antes de servir.

Dips, compotas & companhia

Compotas, mel, chutneys ou foie gras são uma excelente forma de enaltecer conjugações de sabor infalíveis. Quem não adora requeijão com doce de abóbora ou queijo da serra com marmelada?

Arriscar nas escolhas imprevisíveis e cheias de personalidade, como o patê de salmão fumado ou o dip de chouriço e queijo, soma pontos ao sucesso da degustação.


Olh’á fruta!

Fruta fresca (uvas, pera, maçã), fruta desidratada (alperce, figos) e frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pistácios) entram na dança para realçar sabores, texturas e acrescentar requinte. O requeijão no forno com frutos vermelhos promete deslumbrar (e só precisa de 20 minutos para o preparar).


Legumes, porque não?

Espevite a tábua com palitos de cenoura e pepino para molhar nos dips e patês, pickles e azeitonas ou tomate-cereja, simples ou em originais espetadas de tomate com presunto e burrata. Aqui a tradição vem temperada com inovação (um bem-haja aos millennials!)


Pão e vinho, com certeza!

"Numa casa portuguesa, pão e vinho sobre a mesa."

Fatias de pão de Mafra ou alentejano não podem faltar, mas o céu é o limite: pão de trigo, centeio, alfarroba, com sementes, passas ou ervas aromáticas, broa de milho, tostas, bolachas, grissinos ou, porque não, uns biscoitos de queijo e cebolinho caseiros? Tcharan!

Bons petiscos pedem bons vinhos, que podem ser combinados com as regiões dos queijos e dos enchidos. Esta escolha merece um brinde!


Efeito "uau"

Há receitas inspiradoras que casam na perfeição com o conceito de refeições na tábua e alimentam o efeito surpresa. Saborear a tarte de castanhas e queijo de cabra ou as tarteletes de cebola-roxa com vinho do Porto e roquefort traz ao palato razões que a própria razão desconhece.


Doces momentos

Entre conversas e petiscos, a refeição já vai longa, mas quem resiste à sobremesa? Bolo de chocolate preto com um toque de baunilha e de Baileys. Nada como um final feliz!

Mais notícias de Sabe Bem

Sabe Bem

Pavlova

Pavlova

Receita para um final feliz