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Pratos que rendem: poupar mais, desperdiçar menos

Reaproveitar sobras de alimentos, preparar várias refeições de uma só vez ou ter pratos caseiros congelados é meio caminho andado para reduzir gastos e desperdícios, e ganhar tempo para si.
26 de Abril de 2019 às 10:33

Fazer do pouco muito e dar nova vida aos alimentos faz parte da nossa tradição e, com uma pitada de organização, é possível simplificar a vida na cozinha e dizer "não" ao desperdício. Ponha em prática algumas das sugestões que lhe trazemos e saboreie receitas inventivas que alimentam o prazer de comer bem.

Lista de compras

Planear as refeições ajuda a ter uma semana mais calma, garante a variedade alimentar e o reaproveitamento dos alimentos que ainda tem disponíveis em casa.

As boas e velhas listas de compras são a estratégia vencedora para se focar somente no que precisa e nas quantidades necessárias, sem sucumbir à tentação de comprar mais e mais.

Sobras há muitas!

Acumular sobras de comida é quase inevitável, no dia a dia ou a seguir a uma festa. Para que não acabem esquecidas (e deitar fora não faz parte da equação), a melhor solução passa por pôr a criatividade em prática com receitas "limpa-frigorífico", não raras vezes melhores do que os pratos originais.

O reaproveitamento de massa cozida dá o mote para inventar saladas de massa ou um bolo de esparguete, queijo e fiambre. Prático, económico e original, este prato-sensação abre o apetite para novidades à mesa.

As sobras de peixe fazem a festa com o requintado soufflé de peixe, bom no dia a dia ou em ocasiões especiais, ou com os tacos de peixe que sabem a México e são perfeitos para um jantar rápido e descontraído. A melhor parte? Estas receitas podem ser feitas com pescada, salmão ou com sobras de qualquer outro peixe.

Olhe para o pão duro com novos olhos. Desperte a essência transbordante da gastronomia alentejana com a açorda de bacalhau. Sabor a mil com zero desperdício.

Resgate da fruta madura

O que fazer com a fruta supermadura que todos fingem não ver é outra questão recorrente em qualquer casa. Pode congelar para mais tarde utilizar ou dar azo à imaginação, com todo o gosto, nas mais variadas preparações culinárias:

- Sumos, batidos ou bowls de pequeno-almoço, como a taça de manga e coco.

- Purés de fruta ou compotas.

- Gelados crocantes de iogurte e fruta, caseiros e irresistíveis.

- Chupa-chupas saudáveis para os mais pequenos: lollipops de kiwi.

- Sobremesas deliciosas, como a tarte de fruta fresca com iogurte. Sem açúcar, sem farinha, sem manteiga, sem forno, mas com tudo o que a cozinha tem de essencial: cor, sabor, alegria e prazer.

Receitas que esticam

Confecionar várias doses de uma só vez e cozinhar variantes a partir da mesma base pré-preparada permite multiplicar o número de refeições.

Fazer a sopa para uma semana inteira, como o creme de lentilhas com abóbora, e congelá-la em doses diárias é uma boa dica para poupar tempo e energia. Para diversificar e ganhar em variedade alimentar, poderá juntar espinafres, agrião ou couve-coração em dias diferentes.

Dobrar a quantidade da salada de camarão, rúcula e feijão-branco permite-lhe esticar o jantar da véspera até à marmita do escritório no dia seguinte. Saborosa, nutritiva e com sabor a mar, a única coisa que vai sobrar é mais tempo para si!

Naqueles dias em que chega a casa tarde e a más horas, sabe tão bem ter no congelador algo caseiro pronto a comer, como o pesto de espinafres. Enquanto o descongela, é só cozer uma massa em poucos minutos, envolver e já está!

Sai uma refeição com o que tem à mão!

Quantas vezes deu por si a olhar para uns poucos ingredientes e pensar: "O que vou fazer para o jantar?" Ora, na cozinha, a necessidade aguça o engenho e a capacidade de improvisar.

Ingredientes básicos, como ovos, conservas ou enlatados, podem fazer toda a diferença nestes momentos. Temperá-los com criatividade "a gosto" é um bom princípio para criar pratos únicos, como os ovos no forno em cama de curgete. Altamente nutritivos, os ovos são verdadeiros salva-refeições e uma excelente alternativa à carne e ao peixe.

As conservas e os enlatados fazem verdadeiros milagres: num ápice se prepara a salada de atum com grão e abacate, repleta de sabor e ingredientes saudáveis. Dê-lhe o seu toque de graça, adicionando sementes, queijos ou substituindo o abacate por outra fruta que tenha à mão.

Ideias que Sabe(m) Bem.

Bom apetite!

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