Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
9

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo Cofina. É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Sabe bem, faz bem! #sabebemfazbem

Refeições do congelador para a mesa

Cozinhar, congelar e organizar o seu pronto a comer caseiro é o truque que vai querer ter na manga para os dias em que escasseiam tempo, inspiração ou vontade de cozinhar
1 de Outubro de 2018 às 10:32
Aveia: pão de aveia e mel
Aveia: pão de aveia e mel

Pensa na longa semana de refeições que tem pela frente e já começa a revirar os olhos? A maratona dos jantares de família, as marmitas para o escritório e as lancheiras para a escola podem ser uma verdadeira dor de cabeça. E se tem visitas inesperadas, é o fim da picada. Está na hora de mudar de estratégia! Veja as receitas que pode congelar e ter prontas a servir em qualquer momento.

Palavra de ordem: facilitar

Reservar umas horas durante o fim de semana para cozinhar o que vai congelar pode não ser um prazer, mas oferece-lhe a possibilidade de ter uma semana mais tranquila e um menu variado e equilibrado. Comece por organizar o congelador por tipo de alimentos, certifique-se de que tem recipientes, sacos de congelação próprios e etiquetas para identificar a receita e a data de congelação. Depois, congele na memória as receitas que temos para si!























Descongelar, aquecer, já está!

Há receitas que pode preparar do princípio ao fim antes de colocar no congelador. Quando precisar, basta descongelar, aquecer e levar para a mesa.

Ao pequeno-almoço, o pão de mel e aveia que pode fatiar antes de congelar; ao lanche, um mimo ao sabor de madalenas de pistácio com amêndoa e mel.

Quando tem fome de criatividade, as práticas tortilhas caseiras com sabores permitem fazer combinações inesperadas com os recheios que desejar. Separe-as com película aderente antes de as congelar.

Para entrar no outono com o pé direito, a bola integral de azeitonas com chouriço e tomate traz o conforto dos sabores bem portugueses, numa versão mais saudável.

O peixe e a carne marcam presença à sua mesa, com os choquinhos estufados com ervilhas, chouriço e tomate, salpicados com ervas aromáticas na hora de servir, ou um saboroso salteado de frango e legumes.

Hoje apetece-me... algo exótico! O caril de gambas com quiabos vai levá-lo numa viagem gastronómica pelo Oriente, em que não vai faltar o gengibre e o picante.

Como o outono chegou com o calor do verão, ainda é tempo de gelados de fruta, coloridos, vitaminados, irresistíveis. Simples, mais simples não há... nem precisa de os aquecer!

Para levar ao forno

É sempre bom ter no congelador receitas pré-cozinhadas. Depois de descongelar, só precisa de aquecer ou gratinar uns minutos no forno.

Os sabores tradicionais portugueses são uma fonte inesgotável de ideias, da qual nasce o gratinado de bacalhau com grelos e farinheira, perfeito para um jantar familiar ou um jantar de amigos combinado à pressa.

Mas se tiver vontade de combinar sabores improváveis ou de saborear um prato vegetariano e colorido, as receitas vencedoras são a tarte de castanhas e queijo de cabra e a tarte de brócolos com queijo e tomate.

Necessário finalizar

Sopas terminadas, mas não finalizadas, que deixam margem de manobra para improvisar e adaptar aos diferentes gostos da casa.

Surpreenda com o creme de brócolos com queijo azul e avelãs tostadas. Reserve o topping de avelãs e queijo para dar o toque gourmet à sopa no momento de servir.

Receita reconfortante e nutritiva, o creme de lentilhas com abóbora não lhe vai escapar. Sirva-o com sementes de abóbora e polvilhe com salsa fresca picada e uma pitada de pimentão-doce.

Lembre-se: aqueça a sopa até ferver para voltar a adquirir a textura cremosa. Experimente duplicar a receita da sopa e congelar em porções diárias.

Desmultiplicar uma receita

Uma receita que se desdobra e dá vida a vários pratos. Quando preparar o folhado de carne picada e legumes, duplique ou triplique a quantidade do recheio. Congele o restante recheio e utilize-o para fazer novos pratos, como lasanha, massa à bolonhesa ou empadão de carne. E com uma só receita, inventa duas ou três!

Acabaram-se os congelados? Dê uma espreitadela  às nossas sugestões de jantares rápidos para dias atarefados, que não demoram mais do que 30 minutos a preparar.

Congelar é o melhor remédio!

Sabe Bem Pingo Doce Sabe Bem Faz Bem alimentação saudável alimentação receitas estilo de vida e lazer

Mais Noticias de Sabe Bem

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)