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Sim às sopas!

As sopas entram nas nossas casas pela porta da frente e são eleitas prato do dia para toda a família. Saiba mais acerca dos seus benefícios e descubra dicas de sabor e deliciosas receitas.
15 de Novembro de 2019 às 10:42

A sopa é um alimento cujas virtudes dispensam apresentações. Com presença obrigatória na mesa dos portugueses até há alguns anos, este hábito tem vindo a ser recuperado graças aos seus inegáveis atributos numa alimentação equilibrada.

Capaz de se desmultiplicar em inúmeras variantes, permite o recurso a todo o tipo de alimentos.

Das versões tradicionais às mais inovadoras, selecionámos deliciosas receitas de sopa para si.






Fast food no seu melhor

No início da refeição ou como comida leve para dias mais apressados, é uma excelente forma de ter à disposição um prato quente que assegura grande parte dos nutrientes essenciais. Simples ou mais gourmet, a sopa está sempre pronta a agradar aos crescidos e aos mais pequenos.

Para a transformar numa refeição mais completa e energética, pode enriquecê-la com leguminosas, num reconfortante creme de lentilhas com abóbora, laticínios, numa original sopa de tomate assado com burrata, hidratos de carbono, numa sopa de noodles picante repleta de sabores asiáticos, e até com carne ou peixe.

Seis argumentos a favor das sopas

São muitas (e boas) as razões para as ter no seu menu diário:

1. O poder das vitaminas e minerais. Na sopa são aproveitados na quase totalidade, já que a água da cozedura não é desperdiçada. Evite cozinhá-la durante muito tempo.

2. Cheia de fibra
. É uma excelente fonte de fibras que, além de regular o trânsito intestinal, aumenta a sensação de saciedade.

3. A sopa também hidrata.
O seu consumo regular permite cobrir uma parte das necessidades diárias de água.

4. Bons fitonutrientes protetores
. Os legumes possuem múltiplos nutrientes antioxidantes e protetores do organismo.

5. Saciante sem engordar.
Ainda que nutricionalmente rica, a sopa de legumes é pouco calórica. Por ser rica em fibras e conter água, promove a saciedade. Quando consumida no início da refeição, ajuda a reduzir o apetite para o segundo prato.

6. Versatilidade ao máximo.
Variar os ingredientes permite-lhe não só saborear sopas diferentes todos os dias, como diversificar os nutrientes que inclui na sua alimentação.

Ricas sopas: dicas de sabor

Aqui ficam algumas sugestões para a fazer subir ao pódio dos seus pratos favoritos – e ao dos seus filhos!

# Acrescente sabor com ervas aromáticas, que também lhe permitem reduzir o consumo de sal.

# Pode adicionar o azeite no fim. Beneficie das gorduras monoinsaturadas com gosto.

# Experimente fazer um ligeiro refogado com cebola ou alho-francês e um fio de azeite. De seguida, junte os legumes e a água e deixe cozer.


# Para dar mais cremosidade a um simples aveludado de legumes ou a um inesquecível creme de pimentos assados, junte leite de coco. Mas atenção: este ingrediente fica delicioso, mas também é mais calórico.

# Aproveite sobras de legumes, carne ou leguminosas. Com grão cozido se prepara a sopa do bosque, uma  sugestão divertida e saudável que as crianças vão adorar.

# Surpreenda com novas combinações de sabores, para fazer de cada sopa uma memorável experiência gastronómica. Em vinte minutos apenas, está servido o creme de brócolos com queijo azul e avelãs tostadas.

#  Apresente versões de comer com os olhos. Para abrir o apetite e a curiosidade, nada como a sopa rosa com espinafres.

Truques de domingo que valem a semana inteira

A organização é a solução para ter sopas prontas (e legumes prontos a cozinhar) a semana inteira.

# Prepare uma quantidade XL de sopa, congele em porções diárias e sirva ao longo da semana. Deixe descongelar gradualmente no frigorífico.

# A partir de uma base de legumes para sopa comum, pode fazer várias versões diferentes e agradar a toda a família. Por exemplo, juntando espinafres num dia, agrião no outro e coentros no terceiro.

# Corte vegetais em cubos e guarde-os em sacos de frigorífico ou congelador. Ficam prontos a usar em sopas, salteados rápidos ou purés. E já agora, tire o melhor partido dos legumes (e frutos) do outono.


Companhia para todo o ano


Se o tempo quente pede opções hidratantes e refrescantes, como o gaspacho amarelo, nos meses frios as atenções viram-se para as sopas quentes e reconfortantes.

Sem deixar de lado a rapidez e a praticidade, esta altura do ano pede o conforto que uma sopa de tomate com lentilhas vermelhas e espinafres pode dar. Se lhe juntar iogurte grego e umas folhas de manjericão, verá como é fácil reunir o consenso de toda a família – crianças incluídas – à volta deste maravilhoso prato.

Bom apetite!

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