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Variedade no prato: quando mais é (mesmo) mais

Na azáfama do dia a dia, fazer uma alimentação variada nem sempre é fácil. A verdade é que diversificar o que comemos é a base para uma vida saudável e vai ver que, afinal, não é uma missão impossível.
8 de Abril de 2019 às 11:31

Há um rol de alimentos que nos eram estranhos há uns anos e hoje desfilam na passerelle das modas alimentares. Cientes das suas propriedades, gostamos de os incluir nas nossas receitas com bom senso, sem excluir os bons alimentos tradicionais, porque "super" será sempre uma alimentação variada e equilibrada. Descubra receitas inspiradoras para diversificar os pratos que põe na mesa e surpreender toda a família.

Variar é bom e recomenda-se

Sair da rotina é bom e, na alimentação, é fundamental para manter uma dieta equilibrada. Diferentes ingredientes com várias texturas, sabores e cores compõem refeições originais e nutricionalmente ricas, nas quais podem ter lugar temperos mais tradicionais ou outros mais alternativos. O melhor? É variar!

Escolhas equilibradas e variadas

# Bowl completa de pequeno-almoço em vez de cereais 

Se já não sabe o que é começar o dia sem devorar uma taça de cereais, as suas manhãs podem ganhar outro sabor com a taça de manga e coco. Abrande o ritmo enquanto saboreia este cocktail de fruta e iogurte: 100% energia e de sabor.

# Guacamole em vez de patês de origem animal

Se é apreciador de uma boa entrada, experimente substituir os patês de origem animal por pastas de origem vegetal. O abacate é uma fonte nutrientes: as bolachas com guacamole e tomate seco são um verdadeiro petisco que merece ser partilhado.

# Mais legumes e leguminosas

Diga "sim" a pratos deliciosos com legumes e leguminosas.

Sem batata e servida com manjericão e iogurte grego, a sopa de tomate com lentilhas é uma boa ideia para início de refeição, mesmo em ocasiões especiais.

A palavra "hambúrguer" abre qualquer apetite e o hambúrguer de grão, brócolos e milho é uma versão vegetariana que tem tudo para fazer sucesso. Até os mais céticos e as crianças vão pedir o "bis".

# Batata-doce em vez de batata branca

Fiéis aos sabores mediterrânicos, as trouxas de bacalhau com batata-doce são de fazer crescer água na boca. A tradicional batata foi substituída por batata-doce, para dar um toque inovador à refeição. Isto, claro, sem descurar no sabor!

# "Corantes" alimentares naturais

Nada como acompanhamentos coloridos para as suas refeições, como puré de cenoura, brócolos ou beterraba e arroz de açafrão. Certo e sabido que vai adorar o cordon-bleu com puré de beterraba e rúcula, um prato que (também) se come com os olhos.

# Variedade nos hidratos de carbono

Nem só de pão, massa e arroz vive o Homem. A quinoa é um pseudocereal que está sob as luzes da ribalta devido ao seu alto valor nutricional, fonte de proteínas e isenta de glúten. Pode ser usada nas mais diversas preparações culinárias, enquanto acompanhamento ou prato principal. A salada de presunto crocante e quinoa permite-lhe inovar à mesa com cor, sabor e criatividade.

Mas perfeita, perfeita, é a pizza de couve-flor com curgete e frango. O segredo está na massa! Sem farinha de trigo, é feita com farinha de amêndoa e todo o tempero da cozinha italiana.

# Fruta em vez de açúcar & azeite em vez de manteiga 

Já todos sabemos que o açúcar refinado e as gorduras saturadas são os maus da fita, mas a vida pode continuar a ser gulosa. Quer uma prova? As trufas de chocolate preto e abacate trazem azeite para evitar o uso da tradicional manteiga, chocolate preto para substituir o de leite e ganham sabor e consistência com fruta! Uma delícia feita só de ingredientes que fazem bem. 

# Cacau em vez de chocolate

Ainda está de pé atrás e precisa de provar para crer. A mousse de chocolate com avelã e abacate vai ser a prova dos nove. Sem açúcar adicionado, sem manteiga e sem lactose, aqui só entram alimentos no seu estado natural: tâmaras, abacate e banana. No lugar do chocolate vem o cacau, com menos gordura e menos açúcar. Deliciosa e fácil de preparar, é só desfrutar sem peso na consciência.

Receitas que Sabe(m) Bem, para variar!

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