Nove jovens produtores de Trás- -os-Montes criaram uma marca para promover os seus azeites, por forma a driblar as regras leoninas do mercado. O grupo chama-se YEP e os produtores são Francisco Mendonça e Moura e Bernardo Eiró, pela marca 2A Tua; Edgar Morais, pelo azeite Caixeiro; Francisco e António Pavão, pela Casa de Santo Amaro; Conceição e António Manso, pela marca Casa Valpereiro, Pilar Abreu Lima, pelo Magna Olea e Francisco Rocha Pires, pelo azeite Mont’alverne.
YEP é um acrónimo para Young Evoo Producers, sendo que Evoo é o conceito de azeites virgem extra em inglês (Extra Virgin Olive Oil). O grupo pretende dar a conhecer, cá dentro e lá fora, a qualidade e a genuinidade dos azeites de Trás-os-Montes.
A genuinidade é aferida pelo facto de cada marca apresentar o selo de denominação de origem protegida.
Estes azeites são feitos a partir das variedades Cobrançosa, Verdeal e Madural, responsáveis por azeites com notas bastantes verdes e frescas no nariz, com a boca a registar sempre sensações amargas e picantes. E quem quiser provar um azeite que junta as seis marcas tem aqui este YEP Six Elements.