Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
9

O melhor Coração de Boi do Douro é o da Quinta do Romeu

O Douro tem condições únicas para a produção desta variedade, em virtude dos solos xistosos e das altas temperaturas.
Edgardo Pacheco 9 de Setembro de 2019 às 20:00
O melhor Coração de Boi do Douro é o da Quinta do Romeu
O melhor Coração de Boi do Douro é o da Quinta do Romeu FOTO: Nuno André Ferreira
Candidatos eram 25 produtores, mas só um ficou com o mérito de ter produzido o melhor tomate Coração de Boi do Douro: a Quinta do Romeu. Em segundo lugar ficou a Quinta de Santa Comba e, em terceiro, a Quinta da Boavista.

O Concurso Tomate Coração de Boi do Douro tem por objetivo promover um fruto que atinge a excelência no vale abençoado para a produção de fruta e, em simultâneo, premiar o trabalho dos hortelões do Douro, a quem, de facto, se deve a preservação desta variedade.

De facto, além da manutenção de sementes há muitas gerações, o Douro tem as condições edafoclimáticas perfeitas para a produção de tomate. Se por um lado recebe muito calor (fundamental para a incorporação de açúcares no fruto), por outro, e em virtude das amplitudes térmicas, adquire uma textura firme que é muito apreciada pelo júri do concurso que este ano decorreu na renovada Quinta de Ventozelo.

Quatro receitas
Como é habitual, durante o concurso vários chefes apresentaram pratos feitos com com tomate Coração de Boi, sendo que, este ano, juntou-se um enólogo à equipa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)