Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
1

Conheça os Sauvigon Blanc

Têm a virtude de dar vinhos com perfis muito diferenciados.
Edgardo Pacheco 13 de Julho de 2016 às 17:52
José Maria da Fonseca, casta, francesa,Domingos Soares Franco, vinho, Sauvigon Blanc
José Maria da Fonseca, casta, francesa,Domingos Soares Franco, vinho, Sauvigon Blanc FOTO: DR
Uma das castas francesas mais viajadas pelo mundo é a Sauvigon Blanc, que tem a virtude de dar vinhos com perfis muito diferenciados consoante os territórios onde cresce. Além de ser aromaticamente intensa, consegue revelar notas verdes (espargos), especiarias e, na maioria dos casos, goiaba e maracujá.

Confessamos que estas notas tropicais podem ser enjoativas quando aparecem em excesso, fazendo que, por vezes, o vinho se aproxime de um refresco dos tais frutos. Mas, verdade se diga, certo público feminino aprecia este tipo de vinho perfumado.

Sucede que, nos últimos meses, temos provado vinhos da casta Sauvigon Blanc que fogem muito dessa matriz hiperaromatizada, todos com uma característica comum: são provenientes de vinhas que vivem junto ao mar, contrariando as regras que dizem que os ventos marinhos são uma espécie de kryptonite da vinha.

Na realidade, os vinhos resultantes de vinhas marítimas apresentam sempre umas notas salinas à mistura aromas minerais interessantes, transformando-se em vinhos muito gastronómicos.

Ora, se as vinhas da José Maria da Fonseca (JMF), na Península de Setúbal, não estão junto ao mar, a verdade é que sofrem a influência atlântica. E quando uma ou outra casta atinge o seu máximo potencial, Domingos Soares Franco, enólogo da JMF, encaminha-as para a Coleção Privada Domingos Soares Franco.

São vinhos de qualidade e que têm por finalidade relevar aos consumidores a matriz de determinada casta ou de um conjunto de castas. É o caso deste branco Sauvigon Blanc de 2015, que leva 15% de Viognier.
José Maria da Fonseca casta francesa Domingos Soares Franco vinho Sauvigon Blanc
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)