Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida

'Sexta', um cocktail mesmo especial

Para celebrar a Cocktail Week, o espaço Maus Hábitos, no Porto, inspirou-se na nossa revista para criar uma bebida.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 13 de Outubro de 2019 às 17:00
Maus Hábitos, no Porto, criou um cocktail chamado 'Sexta'
Maus Hábitos, no Porto, criou um cocktail chamado 'Sexta' FOTO: Direitos Reservados
Pela primeira vez, a Cocktail Week, iniciativa que decorre entre esta sexta-feira e dia 19, conta com a participação de bares do Porto. Em jeito de homenagem à cidade, convidámos o Maus Hábitos, um espaço de intervenção cultural, a idealizar um cocktail. ‘Sexta’, obviamente, é o nome escolhido para a bebida.

O Maus Hábitos apresenta-se. Para já, a razão do nome: "Porque é um espaço que não se quer definido. Não é galeria, mas dispõe de espaços apropriados para receber exposições, e mantém uma programação artística ativa. Não é atelier, mas desenvolve programas de residências e convivências artísticas. Não é discoteca, mas gosta de festas e copos ao fim da tarde. Não é cozinha tradicional, mas gosta de comer bem, experimentar novos sabores e incentivar certos vícios de mesa", pode ler-se no site em jeito de boas-vindas.

Um lugar de cultura
João Abreu, responsável pela produção, recorda os 18 anos deste lugar de cultura sob as mais diversas vertentes, os momentos áureos, as alturas de crise e, há cerca de cinco anos, o retomar de um fulgor que transforma o espaço como um lugar incontornável na cidade do Porto.

Acrescenta ao menu as festas, às sextas e sábados, e elogia o bar e o restaurante, para além de toda a restante programação cultural que levou a uma reconquista, por parte do ‘Maus’, de um lugar que sempre lhe pertenceu.
Na Cocktail Week apresentam-se com quatro propostas, o Gin Basilicum, o Porto Cubano, a Guava Pannacotta e, sem álcool, o Pipoquiri, com preços que variam entre os 5 e os 8 euros.

Quanto ao cocktail ‘Sexta’, da autoria de Diego Lomba, ligado à gerência do bar, optou-se por frutas da época, "com os produtos mais frescos possíveis". Se o cliente solicitar, a bebida vai estar disponível durante o período da Cocktail Week. Custa 12 euros.

O Maus Hábitos está localizado na Rua Passos Manuel 178, 4º andar, e funciona de terça-feira a domingo.

Um sabor para a ‘Sexta’
O Maus Hábitos apresenta ‘Sexta’, um cocktail fresco que relembra os mais ociosos dias de verão. 

Ingredientes
5 cl vodka Elyx
3 cl sumo de toranja
1 cl sumo de lima
3 cl água de coco aromatizada com bergamota
2 cl de xarope de açúcar

‘Sexta’ tem por base Absolut Elyx - uma conhecida vodka, produzida a partir de ingredientes naturais - acompanhada com sumos frescos de toranja e lima, que lhe conferem um impacto cítrico no sabor e aroma. O cocktail é ainda alongado através de água de coco aromatizada com bergamota. O resultado é um sabor rico, encorpado, ao mesmo tempo suave e aveludado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)