Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
9

Tremoço mais fino

Leopoldo calhau pegou em tremoços e camarões para fazer um prato tão criativo quanto saboroso.
Edgardo Pacheco 12 de Julho de 2019 às 16:00
Tremoços
Tremoços FOTO: Direitos Reservados
Quando se entra numa cervejaria digna desse nome, um pires de tremoços dignamente curtidos deve chegar ao mesmo tempo que a imperial (ou fino). É da praxe.

Mas para que o arranque da refeição seja perfeito, outro pratinho, mas desta vez com camarões, impõe-se. Não terão de ser os famosos camarões de Espinho ou do Algarve. Só é necessário algo com sabor a marisco.

Ora, foi a pensar nisso que o chef Leopoldo Calhau se lembrou de, no seu restaurante novo (A Taberna do Calhau, em Lisboa), juntar o camarão e o tremoço num só prato. O restaurante terá umas quatro semanas de funcionamento, mas este é um dos pratos mais requisitados pelos clientes. Pelos clientes novos e pelos outros que regressam para experimentar os petiscos que falharam na primeira visita.
Na prática, o prato consiste na feitura de um creme de camarão com um toque picante, em que no centro aparece uma espécie de pastel de tremoço.

Um tipo prova este prato e sente-se tão consolado quanto irritado. E irritado porque porque fica com aquela velha ideia do ovo de Colombo: mas por que razão não me lembrei eu desta ideia?
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)