Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
7

À volta dos vinhos numa celebração ao longo de três dias

O Centro de Congressos de Lisboa - Junqueira é palco de uma iniciativa que este ano celebra a 20.ª edição.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 9 de Novembro de 2019 às 18:00
'Encontro com Vinhos'
'Encontro com Vinhos'
'Encontro com Vinhos'
'Encontro com Vinhos'
'Encontro com Vinhos'
'Encontro com Vinhos'
São perto de três mil os vinhos em prova livre. Do Litoral ao Interior, do Norte e do Centro, Sul e ilhas, da Europa e do Novo Mundo chegam os vinhos que podem ser provados pelos visitantes do 20.º ‘Encontro com Vinhos’, que decorre de amanhã a segunda-feira (9 a 11) no Centro de Congressos de Lisboa – Junqueira.

Mais de 300 marcas – grandes casas, produtores de renome ou produtores menos convencionais – vão estar representadas neste certame organizado pela Revista dos Vinhos. São 50 as ações de promoção.

Este ano, a organização reforçou a componente didática e formativa, através do reforço das ‘Conversas com Sommeliers’, em que se "desconstrói a linguagem do vinho e se privilegia a interação com o público", e das novas sessões ‘Taste Drive’, que mais não são do que duelos de vinhos com características comuns.

Grandes vinhos europeus e do Novo Mundo não são esquecidos. São exemplo provas como: ‘Borgonha: brancos de norte a sul’, ‘França e Itália: tintos de terroir e finesse’, ‘Champagne, Trentino e Bairrada’. Há, ainda, provas dedicadas em exclusivo a vinhos das regiões da Bairrada, Beira Interior, Douro e Península de Setúbal.

Duelos de néctares
Ao mesmo tempo é possível viajar no tempo nas provas ‘Clássicos portugueses dos últimos 20 anos’. ‘Vinhos Fora do Baralho’ ou ‘Os Indiana Jones das Vinhas Portuguesas’ são algumas das provas comentadas.

Há, também, comparativos: ‘Porto Vintage 2016 vs 2017’, ‘Vinhos Verdes e Vini Verones: um património de castas notáveis’, ‘Niepoort: dois xistos, Douro e Mosel’.

A aquisição de ingressos no local e durante a iniciativa custa 15 euros e além da entrada incluiu um copo de provas e acesso livre às ‘Conversas com os Sommeliers’, sujeito ao número de lugares disponíveis.

Amanhã e domingo a iniciativa é aberta ao público em geral e decorre entre as 13h00 e as 21h00. Segunda-feira é dia para os profissionais, das 11h00 às 19h00.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)