Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
6

É tempo de voltar ao exercício físico

Depois das Festas, o regresso ao ginásio ou às corridas na rua é essencial para manter a linha descurada por estes dias.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 8 de Janeiro de 2020 às 20:00
Exercicío fisíco
Exercicío fisíco FOTO: Getty Images
Terminada a quadra festiva em que se terá abusado dos prazeres da mesa, é tempo de voltar à rotina do exercício físico que, por esta altura, foi posto de parte. O novo ano é, também, a ocasião perfeita para pôr em prática duas velhas resoluções: mudar os hábitos alimentares e começar a praticar exercício físico.

Para quem já faz exercício, parar de treinar provoca efeitos negativos. Para além disso, por estes dias ganhou-se um pouco mais de peso. Tenha no entanto a noção de que o recomeço deve ser gradual no volume e intensidade.

Na rua ou no ginásio
Para quem se inicia nesta ‘vida’, saiba que praticar exercício físico em companhia torna o treino mais divertido e o compromisso assumido com outra pessoa equivale a diminuir as ‘baldas’. Em qualquer situação, note a importância do aquecimento. Este é um momento essencial para prevenir lesões e melhorar a flexibilidade.

Escolha o local onde vai correr, na rua ou na passadeira de um ginásio. A opção é sua, mas saiba que a passadeira é menos exigente do que a estrada. Caso o objetivo seja perder peso e ganhar força nos músculos, correr na rua será sempre a melhor opção. Promove um gasto calórico mais elevado, não exige uma despesa financeira e é menos monótono.

Já quando corre na passadeira não pode argumentar com o estado do tempo para ficar em casa. E o exercício tem menor impacto, o que significa um risco mais diminuto de lesões. De uma ou de outra forma, o essencial é praticar exercício.
desporto futebol tempo exercicío
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)