Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
1

Feira dá a saborear o mel de Sesimbra

Parque Augusto Pólvora, em Maçã, recebe a iniciativa da Zimbramel que teve a primeira edição em 1999.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 23 de Agosto de 2019 às 15:00
Feira Zimbramel em Sesimbra
Feira Zimbramel em Sesimbra
Feira Zimbramel em Sesimbra
Feira Zimbramel em Sesimbra
Feira Zimbramel em Sesimbra
Feira Zimbramel em Sesimbra
Feira Zimbramel em Sesimbra
Feira Zimbramel em Sesimbra
Feira Zimbramel em Sesimbra
O clima ameno da região conjugado com a predominância de alecrim, tomilho, orégão, murta, esteva e rosmaninho conferem ao mel de Sesimbra caraterísticas únicas.

Para além do paladar, apresenta um baixo teor de humidade, num valor que ronda entre os 17 e os 18 por cento. Isto, diz quem sabe, é um fator essencial para garantir a qualidade: quanto menos húmido, menos possibilidade há de fermentar.

É para promover este produto que, desde 1999, tem lugar a ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal, uma importante mostra do género realizada em Portugal.

Apicultura e música
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara de Sesimbra, a Junta de Freguesia do Castelo e a Associação de Apicultores da Península de Setúbal.

Nesta feira é ainda possível comprar produtos derivados da apicultura, como geleia real, pólen, própolis, cremes e sabonetes. Está também disponível doçaria, queijo da Azoia, pão e artesanato. Do programa consta ainda a Oficina das Abelhas, para os mais novos, e espetáculos musicais. A exemplo das edições anteriores, a autarquia disponibiliza transporte gratuito para o local da feira a partir de Sesimbra.

Não faltam espetáculos musicais, começando com o fado de Sofia Ramos e Cristiano Sousa. Este sábado é a vez do Grupeto do Coreto e Los Cavakitos. No domingo, às 18h30, há música com a Banda Kangurus. Acontece de sexta a domingo, dia 25, no parque Augusto Pólvora, em Maçã. Sexta e sábado das 10h00 às 23h30, domingo das 10h00 às 21h30.

Mercados & feiras
Esposende
Todos os anos, a 24 de agosto, realiza-se a Romaria de São Bartolomeu do Mar, durante a qual as crianças são levadas a mergulhar na água fria. Para que fiquem livres de muitos males.

Palmela
O primeiro Mercado da Riscadinha decorre sábado, 24, a partir das 17h00. A proposta é um sunset no castelo de Palmela, com venda de maçã e lançamento de produtos. Entrada é gratuita.

Monte Gordo
A avenida Marginal é palco, este sábado, entre as 09h00 e as 18h00, da Feira de Velharias e Numismática. Uma oportunidade para se surpreender com a oferta apresentada nas bancas.
Ver comentários