Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
4

Festival de sabores com porco preto invade Vila Viçosa

Restaurantes da vila apresentam ementas que valorizam uma raça apreciada. Para saborear até domingo.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 6 de Dezembro de 2019 às 17:09
Festival de porco preto
Porco preto
Festival de porco preto
Porco preto
Festival de porco preto
Porco preto
Historicamente preservada em Portugal, a raça do porco preto alentejano é autêntica e valorizada em todo o Mundo pela sua genuinidade. Integrada no Festival Gastronómico Vila Viçosa à Mesa, a Semana do Porco Preto decorre até ao próximo domingo, dia 8, em restaurantes que apresentam as melhores iguarias.

O porco preto apresenta características únicas. Pasta em total liberdade no montado, em regime extensivo, na busca de alimentos disponíveis – bolota e pasto –, o que confere à sua carne peculiaridades gastronómicas.

O Festival Gastronómico Vila Viçosa à Mesa decorre durante o ano na primeira semana de cada mês. Pretende elevar a oferta à mesa do concelho e cativar os visitantes com ofertas temáticas.

Alheira e com migas
Nesta Semana do Porco Preto, a Adega 7160 aposta em entradas com tapas de porco preto ou alheira de porco preto com puré de maçã e ovo de codorniz. Como pratos principais, porco preto grelhado com migas de espargos e farinheira ou bochechas de porco preto estufadas com puré de batata e açafrão. Já o Café Restaurante Florbela Espanca apresenta lagartos de porco preto grelhados.

O Núcleo Sportinguista, o restaurante Ouro Branco, a Pousada Convento de Vila Viçosa, o restaurante Safari, os Cucos e a Taverna dos Conjurados completam o leque de espaços gastronómicos que aderem à iniciativa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)