Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
8

Marvão recua no tempo com iniciativa histórica

Al Mossassa decorre até domingo no interior das muralhas da vila.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 4 de Outubro de 2019 às 18:00
Al Mossassa decorre em Marvão
Al Mossassa decorre em Marvão FOTO: Pedro Galego
A 14.ª edição do Festival Al Mossassa, entre sexta-feira e domingo, evoca a época da fundação da vila de Marvão, no Alto Alentejo, por Ibn Maruam, no século IX.

Promovida pelo município, a iniciativa conta com recriações históricas com figurantes trajados a rigor, um mercado árabe, artesãos a trabalhar ao vivo e um acampamento militar com exposição de armas e jogos para crianças.

Também não vão faltar cavaleiros em duelos de armas, música e dança, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e artes circenses.

No ‘Mercado das 3 Culturas’, na parte alta da vila, os visitantes recuam no tempo para uma reconstituição do ambiente de um mercado típico da época, com dezenas de pontos de venda, onde se pode tomar o verdadeiro chá árabe e degustar os sabores de diversas iguarias.

Muita adrenalina
O festival conta ainda com animação itinerante e de palco ao longo dos três dias. Esta sexta-feira e este sábado, dias 4 e 5, a partir das 21h30, pode assistir-se ao espetáculo ‘Marvão, na guarda da montanha!’ Baseado numa das lendas da terra, conta com a participação de 50 pessoas, numa encenação entre atores e figurantes.

Domingo, a partir das 19h30, o espetáculo ‘Celebração a Marvão, o término!’ encerra o festival. A par, o município promove a XVI Feira do Livro de Marvão, que se realiza de sexta-feira a dia 13 na Casa da Cultura. Quem efetuar a compra de um livro ganha uma entrada no festival.

O certame apresenta o seguinte horário: sexta-feira, das 17h00 às 23h00; sábado, das 10h30 às 23h00 e domingo das 20h30 às 20h00. A entrada no Mercado das 3 Culturas custa 1 euros.
Alto Alentejo Marvão Ibn Maruam Culturas Mercado artes cultura e entretenimento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)