Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
7

Ovelha ajuda E.T. em nova comédia mesmo com graça

Sátira aos filmes de ficção científica, esta nova aventura dos estúdios britânicos Aardman traz doses de humor impagável.
Rui Pedro Vieira 14 de Dezembro de 2019 às 16:00
 ‘A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca’
‘Jumanji: O Nível Seguinte’
‘Frankie’
 ‘A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca’
‘Jumanji: O Nível Seguinte’
‘Frankie’
 ‘A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca’
‘Jumanji: O Nível Seguinte’
‘Frankie’
Apesar do aspeto algo franzino e do espírito empreendedor, a simpática ovelha Choné já aparece na televisão há 12 anos. Esta pérola dos estúdios britânicos Aardman ganha novo destaque no cinema, numa produção para todas as idades que chega a tempo das férias escolares de Natal.

‘A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca’, já em exibição, é também uma sátira aos filmes de ficção científica, até porque um extraterrestre de bom coração e com queda para a asneira vai surripiar uma nave espacial aos pais, num planeta distante, e aterrar perto da quinta onde Choné e as amigas vivem.

A ideia é conseguir que o E.T. regresse a casa, mas haverá várias peripécias que culminam numa sequência memorável a simular uma feira de atrações, promovida pelo agricultor de óculos grossos, dono da protagonista.

A técnica desta animação é, de novo, em modo ‘stop motion’, num detalhado trabalho que é admirável pela eficácia e que se tornou imagem de marca dos estúdios Aardman. No entanto, esta comédia dirigida por Will Becher e Richard Phelan vai além disso. Até porque articula o trabalho de artífice na construção de cada plano com uma narrativa imparável, cheia de referências e números de humor inteligentes.

Só falta dizer que ‘A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca’ é, sem dúvida, o filme mais divertido do ano.

OUTRAS ESTREIAS
‘Jumanji: O Nível Seguinte’
Os dados ficaram lançados quando o saudoso Robin Williams, em 1996, viveu na pele os efeitos de um jogo de tabuleiro com consequências reais. Os tempos são outros e cabe agora a Dwayne Johnson e Jack Black liderarem uma expedição à selva, cheia de personagens bizarras e vários perigos.

‘Frankie’
Este novo trabalho do realizador Ira Sachs tem a particularidade de ter sido rodado em Portugal, mais propriamente nas paisagens enevoadas de Sintra. Isabelle Huppert é uma atriz que protagoniza o retrato de três gerações, que vive um dia único numa visita à vila portuguesa. O elenco inclui Marisa Tomei, Greg Kinnear e Carloto Cotta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)