Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
5

Ribatejo mostra a sua tradição na Feira de Todos os Santos

Certame decorre até domingo no Cartaxo. Não vão faltar os produtos da época, a água-pé ou artesanato.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 1 de Novembro de 2019 às 18:00
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
Feira de Todos os Santos
As tradições ribatejanas voltam a andar de ‘mãos dadas’ com a mostra empresarial. Até domingo, a Feira de Todos os Santos, no Cartaxo, decorre, a par, com a ExpoCartaxo, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira.

Os produtos típicos da gastronomia regional, na área das tasquinhas e bancas de venda, continuam a dar o mote para a área da cozinha ao vivo. Este ano, a gastronomia do concelho está em evidência.

A organização destaca "os vinhos nascidos nas terras férteis, as carnes temperadas com segredos ancestrais, os legumes simples das hortas, o pão que sai a fumegar dos fornos de lenha, os doces de comer à colher, os bolos que se guardam para saborear nas primeiras noites de novembro", tudo levado por cada uma das freguesias do concelho.

Festival do fandango
No palco do pavilhão de exposições ganham expressão as tradições do folclore e da etnografia do Ribatejo. Hoje, feriado, o dia é marcado pelo Festival de Fandango, que reforça a candidatura da dança tradicional a Património Imaterial da Humanidade.

Os ranchos folclóricos do concelho estão presentes para mostrarem a diversidade, emoção e a força da dança.

A ExpoCartaxo é um certame que se realiza desde 1998 em paralelo à feira. Reúne uma grande diversidade de agentes económicos, entre os quais os produtores de vinho, que ali apresentam e promovem os seus produtos.

Dias de festa com música e touros
A feira também é feita de muita música e de festa brava. Hoje, às 15h30, na Praça de Touros, acontece o encerramento oficial da temporada tauromáquica e à meia-noite há largada de touros.

À mesma hora, no espaço tasquinhas, é a vez de se dançar ao som do DJ Fernandinho. Amanhã, no mesmo local, pelas 22h00, sobem ao palco os PSX – P’ra Sempre Xutos, um tributo. Domingo, às 18h30, há fado com Hugo Faustino.

MERCADOS E FEIRAS
Alfândega da Fé
A partir desta sexta-feira e até domingo, a Sambade, em Alfândega da Fé, recebe a Festa da Montanha. À mesa, o cabrito é rei, a par dos queijos, enchidos e cogumelos.

Penacova
A Feira do Mel e do Campo decorre entre 8 e 10 deste mês em Penacova. O objetivo é promover o que de melhor se produz no concelho. Há música e animação.

Alenquer
Dezassete restaurantes do concelho de Alenquer acolhem a partir desta sexta-feira e até dia 17 a Quinzena da Codorniz, com pratos originais e vinhos de Alenquer.

Quinta do Anjo, Palmela
Decorre até domingo, na Quinta do Anjo, em Palmela, a 263.ª edição da Festa de Todos os Santos, que une a componente religiosa à animação musical (Miguel Gameiro atua no último dia).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)