Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
8

Surf no Centro longe das multidões

Praias da Tocha, Figueira da foz e Mira são alvo da campanha para promover a modalidade.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 28 de Agosto de 2019 às 16:00
O surf é uma modalidade em expansão
Praia da Figueira da Foz
Praia de Mira
Praia da Tocha
O surf é uma modalidade em expansão
Praia da Figueira da Foz
Praia de Mira
Praia da Tocha
O surf é uma modalidade em expansão
Praia da Figueira da Foz
Praia de Mira
Praia da Tocha
A proposta é aliciante e promete ter pernas para surfar a onda. Promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, o projeto tem como objetivo potenciar a prática do surf em zonas com praias pouco exploradas.

A estas características juntam-se as condições ímpares para a prática da modalidade. Surf No Crowd, o nome da iniciativa, que foi agora apresentada e envolve o mar dos areais da Tocha, Figueira da Foz e Mira.

A entidade promotora fala em "praias distintas pela sua tranquilidade e autenticidade que reúnem as condições ideais para fazer surf, com ondas de grande qualidade à espera para serem surfadas pelos amantes da modalidade, que terão nestes destinos todo o apoio logístico e de suporte que necessitem".

José Carlos Alexandrino, presidente da CIM Região de Coimbra, explicita: "Queremos transformar estas praias dos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira num destino de surf para todos, e não só para os praticantes de circuitos e provas, assumindo este destino como um ambiente pouco massificado e, acima de tudo, amigável."

Para promover estas propostas aposta-se numa forte campanha que passa por uma sinalética específica para identificar o destino, iniciativas várias e vídeos promocionais que pretendem destacar o produto também a nível internacional.

Uma nova prancha
Aliada a esta iniciativa, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra está a conceber um novo modelo de pranchas de surf feitas com materiais ecológicos e reciclados.

Apresenta um melhor desempenho biomecânico, que ajuda no processo de aprendizagem, e tem características de ser sustentável, uma vez que vai ser construída com a utilização de materiais ecológicos. Através de um registo de desempenho corrige ainda a postura de quem pretende dar os primeiros passos, o que melhora o seu equilíbrio no mar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)